Páginas

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

ENERGIA ESCURA...

VOCÊ SABE O QUE É ???

Conforme já foi publicado aqui no Sopro Solar alguns post's relacionados indiretamente sobre esse assunto. Então resolvi falar nesse post o que é a chamada energia escura - dark energy. Então vamos lá!    

     A chamada "energia escura" ("dark energy") surgiu com novas teorias, que tentam explicar recentes observações astronômicas, as quais evidenciam fatos não explicados  pelas teorias atualmente aceitas pelos físicos.




Observações recentes indicam que a maior parte do Universo não é composto de matéria ordinária (fotões, neutrinos, protões, neutrões, etc) nem mesmo de matéria escura mas sim de uma forma de energia não luminosa que permea todo o espaço, a chamada ENERGIA ESCURA. 

A evidência de que a energia escura é predominante no Universo atual tem origem essencialmente em dois tipos de observações. Por um lado, as observação relativas às anisotropias da radiação cósmica de fundo permitem-nos concluir que o Universo é plano pelo que a sua densidade de energia será igual à chamada densidade crítica. Existe ainda um conjunto distinto de observações que indicam que a densidade da matéria ordinária e da matéria escura contribuem com apenas cerca de 30% da densidade critíca. Por outro lado, a determinação da relação distância-luminosidade nas Supernovas do tipo IA indica que o Universo está em expansão acelerada. Esta aceleração é normalmente atribuída à presença da energia escura. 

Enquanto a matéria está associada a uma força gravitacional atractiva que tende a tornar a expansão do Universo mais lenta, a energia escura é repulsiva e tende a acelerar a expansão. Combinados, esses resultados sugerem que cerca de 70% do Universo é constituído por energia escura e cerca de 30% por matéria, sendo que aproximadamente 25% é matéria escura e 5% matéria ordinária. 

No entanto, não se conhece qual a natureza desta energia escura. Do ponto de vista observacional é fundamental determinar se a densidade de energia escura é constante no tempo ou dinâmica, variando muito lentamente no tempo, tendo já sido propostas várias missões que se propõem levar a cabo esta tarefa. Em qualquer dos casos, existem já vários modelos teóricos que pretendem explicar a natureza e evolução da energia escura. Contudo, a sua existência dá origem a problemas técnicos difíceis do ponto de vista teórico, cuja resolução terá muito provávelmente consequências revolucionárias para a cosmologia e para a física fundamental. 

Em particular, a evolução da densidade de energia escura determina o destino do Universo; se esta for constante ele continuará a expandir-se de forma acelerada, se não for ele deverá recolapsar, eventualmente até de uma forma catastrófica. 


   
Fonte de Referências:
http://www.astronomytoday.com/cosmology/quintessence.html
http://www.discover.com/mar_01/featdark.html
http://focus.aps.org/v5/st8.html
http://www.jyi.org/issues/currentIssue/features/cull.html
http://physicsweb.org/article/world/13/11/8/1
http://www.sciencenews.org/20010407/bob14.asp
http://www.space.com/scienceastronomy/astronomy/farthest_supernova_010402.html


Todas as imagens, filmes e etc são
marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
Um abraço e até o próximo Post

Sopro Solar.                                          
O blog de quem curte  ficção científica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOPRO SOLAR, o blog de quem curte Ciência, Astronomia, Ficção Científica e Conhecimento Aliado à Diversão.
Deixe o seu comentário.