Hoje, as 16h31m teremos a segunda lua cheia do mês…
A esse fenômeno que ocorre de tempos em tempos é dado o nome de Lua Azul ou Blue Moon em inglês…
A esse fenômeno que ocorre de tempos em tempos é dado o nome de Lua Azul ou Blue Moon em inglês…
Que tal saber um pouco mais sobre esse fenômeno?
Um fenômeno raro no céu ocorrerá na noite desta sexta-feira, chamado de Lua Azul. Segundo definição popular, uma Lua Azul é a segunda lua cheia em um mesmo mês, que acontece com a frequência de uma vez a cada dois ou três anos. De acordo com o físico do Observatório Astronômico do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) Jorge Honel, agosto terá a segunda lua cheia por que a primeira ocorreu no primeiro dia do mês, dando uma diferença de 29,53 dias entre uma e outra, ideal para o fenômeno ocorrer.
Segundo ele, por causa dessa diferença de tempo para o fenômeno acontecer, fevereiro é o único mês do ano que não tem possibilidade de ocorrer a Lua Azul. Esse nome surgiu a partir do anuário astronômico americano do século XIX, quando um astrônomo deu o nome de Blue Moon para a segunda lua cheia que aconteceria em um mesmo mês. O nome, portanto, não está relacionado diretamente à cor do corpo celeste. Na língua inglesa, a expressão "a cada Lua Azul" é utilizada para indicar eventos possivelmente raros.
Diferente do que o nome indica, o fenômeno não apresenta um brilho mais intenso, não tem uma coloração azulada e não sofrerá nenhuma mudança de fato. Para o astrônomo da Fundação Planetário do Rio de Janeiro Naelton Mendes de Araújo, o fenômeno é mais cultural do que astronômico. Ela poderá ser vista de qualquer lugar do mundo e é uma lua cheia normal. A próxima Lua Azul está prevista para ocorrer em julho de 2015.
A última vez que o fenômeno apareceu no céu foi no dia 31 de dezembro de 2009, o tipo mais raro de ocorrência. Segundo Honel, o dia é considerado difícil de ocorrer por coincidir com a véspera de Ano Novo. "Todos os meses que têm 31 dias estão sujeitos a ter a Lua Azul, e por causa do período lunissolar (calendário baseado nos movimentos da Lua e do Sol), em determinados meses o fenômeno pode ocorrer mais facilmente", explica.
O blog de quem curte ficção científica
Há um dizer popular publicado em um panfleto que dizia o seguinte:
“If they say the moon is blue, we must believe that is true”
A tradução seria mais ou menos essa:
“se eles dizem que a lua é azul, nós devemos acreditar que isso é verdade”.
CONTINUANDO...
Entre os Celtas, a Lua Azul era a terceira lua cheia que acontecia em um quarto do ano que houvesse quatro Luas Cheias. Normalmente, um quarto de ano tem apenas 3 luas cheias.
Complicou? Então vamos tentar explicar isso de forma mais simples: o quarto de ano tem início no Solstício que geralmente inicia entre os dias 21 ou 22 de março (aproximadamente) que é quando ocorre a mudança de estação. Nesse período, é comum acontecerem apenas 03 luas cheias, mas ocasionalmente acontece esse fenômeno raro chamado “Lua Azul” que segundo os Celtas permitia uma visão azulada da lua graças a pequenas partículas que se desprendem da atmosfera terrestre, algo semelhante ao fenômeno da “lua alaranjada” visto em algumas regiões do planeta. O fato é que a lua continua com seu brilho intenso e não muda de cor, o que muda é a nossa percepção visual da atmosfera…
A Lua Azul passou a ser a segunda lua cheia dentro de um mesmo mês em 1946 graças a um erro de publicação e mesmo depois que tal erro foi descoberto, a população manteve esta teoria por ser mais fácil a compreensão acerca desse fenômeno, do que a explicação original. E até os dias atuais a “Lua Azul” segue sendo a segunda lua cheia dentro de um mesmo mês…
A LuaA Lua (dizem os Ingleses)
É feita de queijo verde.
Por mais que pense mil vezes
Sempre uma idéia se perde.
E era essa, era, era essa,
Que haveria de salvar
Minha alma da dor da pressa
De… não sei se é desejar.Sim, todos os meus desejos
São de estar sentir pensando…
A Lua (dizem os Ingleses)
É azul de quando em quando.
Fontes: Terra e a casa do mago
Todas as imagens, filmes e etc são
marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
Sopro Solar.
Um abraço e até o próximo Post
Sopro Solar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SOPRO SOLAR, o blog de quem curte Ciência, Astronomia, Ficção Científica e Conhecimento Aliado à Diversão.
Deixe o seu comentário.