Páginas

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

AMÉRICA, ÁSIA E ÁFRICA FORMARÃO SUPERCONTINENTE ...


AMÉRICA, ÁSIA E ÁFRICA FORMARÃO SUPERCONTINENTE NOS PRÓXIMOS 200 MILHÕES DE ANOS



O conceito de terra firme é uma falácia, em termos geológicos. A verdade é que a crosta, ou parte externa do nosso planeta, flutua sobre o manto terrestre e sofre mudanças extremas ao longo de milhões de anos. Periodicamente, os continentes se fundem, formando enormes porções de terra. Cientistas da Universidade de Yale, nos EUA, acreditam ter encontrado um padrão para essa movimentação e previram que o próximo supercontinente se formará onde hoje fica o Oceano Ártico e o Polo Norte. As Américas devem ser as primeiras porções de terra a se fundir e rumar para o norte, um processo que deve ocorrer nos próximos 50 a 200 milhões de anos.

O último supercontinente formado na Terra foi Pangeia, que durou de 300 a 200 milhões de anos atrás e ficava na altura da linha do Equador, com o centro onde hoje é o oceano Atlântico, entre a África e a América. As teorias mais aceitas até agora apontavam para a formação de um novo continente nesse mesmo local ou do outro lado do planeta, mas ainda na linha do Equador, no oceano Pacífico.

A nova pesquisa, que rendeu um artigo na última edição da revista Nature, aponta o norte como o destino do já batizado continente Amásia, uma contração de América e Ásia. A conclusão foi baseada em uma extensa análise do magnetismo das rochas mais antigas do mundo, que indica por onde elas já passaram; e na medição do comportamento do material que forma o manto terrestre e move os continentes. Esse estudo foi feito com a ajuda de modelos de computador que usam os dados que estão à disposição sobre o passado e o presente para estimar o que deve acontecer no futuro.
"Primeiro as Américas vão se fundir em uma massa de terra que vai migrar para o norte até colidir com a Europa e a Ásia, levando tudo mais ou menos para onde hoje fica o Polo Norte", explicou o geólogo Ross Mitchell, coordenador da pesquisa, ao site da Nature. "Depois a Austrália vai se 'aconchegar' à Índia."

Mitchell vê um padrão na formação dos supercontinentes. Segundo ele, os dados disponíveis indicam que a Pangeia se formou 90 graus à frente do supercontinente anterior, Rodínia (veja quadro), que também se formou a aproximadamente 90 graus do antecessor, Columbia (ou Nuna). E o Polo Norte está a 90 graus da linha do Equador.

A formação dos continentes como os conhecemos é resultado do movimento das placas tectônicas, que formam a crosta terrestre. A Terra possui atualmente sete placas tectônicas principais e muitas sub-placas de menores dimensões. O movimento do interior do planeta joga umas contra as outras. Onde elas se encontram, formam-se vulcões e ocorrem os terremotos.








Fonte: Terra Notícias, com informações do site da revista Veja

Todas as imagens, filmes e etc são
marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
Um abraço e até o próximo Post

Sopro Solar.                                          

O blog de quem curte  ficção científica

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    SOPRO SOLAR, o blog de quem curte Ciência, Astronomia, Ficção Científica e Conhecimento Aliado à Diversão.
    Deixe o seu comentário.