Páginas

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Você já se perguntou? VOCÊ SABE COMO SURGIU A LUA ?

A Lua surgiu da Terra?

Um dos astros celestes que mais encanta o homem é a Lua, não há nada mais inspirador que uma lua cheia enchendo a noite com seu brilho prateado. Mas poucos de nós cidadãos comuns, lembramos de manifestar algum tipo de curiosidade sobre a existência do nosso satélite natural.

Talvez pelo fato de ele já esta lá brilhando no céu do planeta Terra quando nascemos, acostumamos com sua companhia e nos limitamos a apreciar sua beleza, e contribuir para a propagação de algumas lendas e poesias criadas pela nossa fantástica fábrica de fantasias, se quer lebramos de perguntar sobre o surgimento da lua. No entanto há homens que olham para natureza com outros olhos, e da sua curiosidade nasce as questões. Há tempos os cientistas tentam desvendar alguns mistérios que envolvem a Lua. 

Uma dessas aventuras cientificas é a busca por uma resposta para a seguinte pergunta: COMO SURGIU A LUA? 

Na seqüência saiba mais sobre como nasceu a LUA e no FINAL DESSE POST, você pode acompanhar um LINK para um passo a passo muito interessante baseado na teoria mais aceita pelos estudiosos. 
NÃO DEIXE DE VER AS IMAGENS!!! 

Porém, esse estudo é apenas a visão mais lógica sobre os eventos que desencadearam sua aparição, a verdade absoluta sobre esse assunto continuará compondo a infinita lista dos segredos do universo.

Uma nova análise química de rochas lunares mostrou que nosso satélite é muito mais parecido com a Terra do que os cientistas acreditavam.
ilustração da formação da Lua
© Rose Center for Earth and Space (ilustração da formação da Lua)

A teoria mais aceita atualmente afirma que a Lua teria sido gerada quando um planeta hipotético do tamanho de Marte - conhecido como Théia, ou Téia - teria saído de sua órbita e entrado em rota de colisão com a Terra.
O impacto arrancou as camadas externas de Téia e da Terra, deixando enormes quantidades de detritos em órbita da nova Terra-híbrida. Esse material eventualmente coalesceu sob sua própria gravidade e formou a Lua.
Para que esse modelo seja consistente, cerca de 40% da composição da Lua deveria ter vindo de Téia.
Contudo, ao comparar a abundância relativa dos isótopos titânio-47 e titânio-50 em rochas lunares, Junjun Zhang e seus colegas da Universidade de Chicago descobriram que a proporção dos dois isótopos é exatamente a mesma da Terra - cerca de 4 partes por milhão.
Já se sabia que a composição isotópica do oxigênio na Lua também é similar à da Terra, mas o oxigênio se vaporiza muito facilmente durante uma colisão, e essa semelhança pode ser resultado de uma troca posterior.
Ocorre que o titânio não vaporiza tão facilmente. Segundo Zhang, seria virtualmente impossível que a Lua e a Terra tivessem atingido a mesma composição.
Análises de meteoritos, por outro lado, vistos como restos de eventuais corpos planetários errantes pelo Sistema Solar, confirmam que a composição de Téia seria muito diferente da composição da Terra.
Mas os cientistas afirmam que ainda não é hora de descartar a hipótese do choque Téia-Terra para explicar a origem da Lua, porque o choque pode ter desencadeado processos sobre os quais ainda não se tem conhecimento.
A principal razão, contudo, é que a única teoria alternativa para a formação da Lua propõe uma Terra girando extremamente rápido, a ponto de atirar material de sua própria crosta para o espaço - mas ninguém tem uma ideia sobre o que teria diminuído posteriormente a velocidade do nosso planeta.
Enquanto isso, as sondas gêmeas STEREO estão procurando sinais de meteoritos com composição similar à da Lua e da Terra, com o objetivo de dar novas ideias sobre a formação da Lua.
Outra novidade recente, que pode ajudar neste estudo, é a descoberta de dois planetas na mesma órbita, o que poderia sugerir uma composição mais similar entre Téia e Terra se ambos fossem gêmeos orbitais.


Saiba mais sobre como nasceu a LUA e veja as imagens do seu  nascimento nesse Infográfico. Basta acessar o LINK abaixo para um passo a passo muito interessante baseado na teoria mais aceita pelos estudiosos. 
NÃO DEIXE DE VER AS IMAGENS!!!

Fonte: Nature Geoscience

Todas as imagens, filmes e etc são
marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
Um abraço e até o próximo Post

Sopro Solar.                                          
O blog de quem curte  ficção científica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOPRO SOLAR, o blog de quem curte Ciência, Astronomia, Ficção Científica e Conhecimento Aliado à Diversão.
Deixe o seu comentário.