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sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Podcast no Brasil.


História do Podcast no Brasil...



Como já iniciamos essa conversa em um post anterior, estou continuando e aprofundando um pouco mais nessa ferramenta tão útil na internet. Agora se você não viu o nosso 
post mais antigo sobre Podcast, clique nesse link aqui: Podcast 

leia-o e depois volte completar a sua leitura. 

Brasil

O primeiro podcast brasileiro surgiu em 20 de outubro de 2004, o Digital Minds, criado por Danilo Medeiros (atualmente descontinuado). Em 15 de novembro de 2004, iniciava-se o podcast do Gui Leite, de autor homônimo, sendo este reconhecidamente o primeiro incentivador do podcast no Brasil.
Em maio de 2008, teve inicio o primeiro Prêmio Podcast do Brasil, projeto idealizado e organizado pelo podcaster Eddie Silva, residente nos Estados Unidos. A transmissão da premiação dos vencedores do Prêmio Podcast ocorreu ao vivo, no dia 6 de Dezembro de 2008.



Funcionamento

Os programas ou arquivos, gravados em qualquer formato digital (MP3AAC e OGG são os mais utilizados nos podcasts de áudio), ficam armazenados em um servidor na Internet. Por meio do feed RSS, que funciona como um índice atualizável dos arquivos disponíveis, novos programas de áudio, vídeo ou fotos são automaticamente baixados para o leitor através de um agregador, um programa ou página da Internet que verifica os diversos feeds adicionados, reconhece os novos arquivos e os baixa de maneira automática para o computador. Os arquivos podem, ainda, ser transferidos para leitores portáteis.

Mecanismos

O modelo de publicação/subscrição de podcasting é uma versão da tecnologia "push" (empurrar informação), na qual o fornecedor de informação escolhe quais ficheiros que pretende disponibilizar num feed (são usados para que um usuário de Internet possa acompanhar os novos artigos e demais conteúdo de um site ou blog sem que precise visitar o site em si) e que o subscritor escolhe entre uma multiplicidade de feeds. Enquanto o utilizador não está a "baixar" ficheiros (arquivos) da Internet, existe uma forte 

componente de "pull" (baixar a informação), porque o receptor é livre de subscrever (ou desistir) de uma grande variedade de canais. Os primeiros serviços "push" na internet (ex: PointCast) permitiam uma selecção muito limitada de conteúdos.


Podcasting é um mecanismo automático onde ficheiros (arquivos) multimídia são transferidos de um servidor para um cliente, que puxa (baixa) a informação através de um arquivo XMLque contém endereços de ficheiros. Genericamente, esses ficheiros contêm vídeo e áudio, mas também podem conter imagens, textos, PDF, ou outros tipos de dados. Desta forma podemos ter um conteúdo no celular e outros locais.
Um podcast é genericamente anólogo de uma série de TV ou de um programa de rádio, só que não é ao vivo, como nos programas de TV e Rádio gravados.
O fornecedor de conteúdos começa por produzir um ficheiro (por exemplo, um arquivo de áudio em MP3) e disponibiliza-o na Internet. Isto ocorre através da disponibilização do ficheiro num servidor de acesso público; no entanto, trackers BitTorrent também são usados, embora não seja tecnicamente necessário que o ficheiro seja público. O único requerimento é que o ficheiro seja acessível através de uma URL que seja conhecida. Este ficheiro é normalmente referenciado como um episódio de um podcast (como um link).
O fornecedor de conteúdo passa a referenciar esse ficheiro noutro ficheiro conhecido como feed. O feed é uma lista de URLs onde os episódios do podcast podem ser acedidos. Essa lista é normalmente publicada no formato RSS (embora também possa ser usado o formato Atom), que contém informação adicional como datas de publicação, títulos e textos explicativos sobre a série e cada um dos episódios. O Feed pode conter entradas para todos os episódios da série, mas normalmente está limitado a uma breve lista dos episódios mais recentes, por exemplo, em feed de notícias. O Standard de um podcast consiste num feed de um autor. Mais recentemente vários autores passaram a contribuir com episódios para um único feed podcast usando os conceitos de podcast público e podcast social.
O fornecedor de conteúdo publica um feed num servidor. A localização publicada do feed é assumida como permanente, não sujeita a alteração. Esta localização é conhecida como URI (mais conhecido por URL). O fornecedor divulga o URI do feed junto à sua audiência.
Um consumidor utiliza um software conhecido por agregador, por vezes chamado de podcatcher ou podcast receiver, para subscrever e gerir os feeds.


Fonte: Wikipédia
Diagramação e adaptação: Sopro Solar 

Sopro Solar.                                          
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