Páginas

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A Origem de ...

Olá pessoal amigos do Sopro Solar.

Nesse post e nos próximos(não sequencialmente) irei postar tópicos sobre a origem de um determinado assunto. Hoje o nosso assunto será...

A Origem e Reflexo sobre o Tempo e a 
Origem do Universo:
Fonte:arzy


       Qualquer discussão sobre o tempo deve começar com uma análise de sua estrutura, que por falta de melhor expressão, devemos chamar de "temporal". É comum dividirmos o tempo em passado, presente e futuro. Para definirmos passado e futuro, precisamos definir o presente. Mas o presente não pode ter duração no tempo, pois, nesse caso poderíamos definir um período no seu passado e no seu futuro. Portanto, para sermos coerentes em nossas definições, o presente não pode ter duração no tempo. Ou seja, o presente não existe!


        Outra questão, a da origem do tempo. Se o tempo teve uma origem, então existiu um momento do passado em que ele passou a existir. Segundo nossas modernas teorias cosmogônicas, que visam explicar a origem do Universo, esse momento especial é o momento da origem do Universo "clássico".

        No final do século 17, Newton definiu o que 
chamamos de tempo absoluto, cuja passagem 
é sempre constante e independente do 
observador, fluindo como um rio. Einstein 
mostrou que, na verdade, a passagem do tempo depende do momento relativo entre observadores.

        

         


        As descobertas de Einstein mudaram profundamente nossa concepção do tempo, ele mostrou que a presença de massa ( ou de energia) também influencia a passagem do tempo, embora esse efeito seja irrelevante em nosso dia-a-dia.

        A cisma se complica quando usamos a relatividade geral para descrever a origem do Universo. Mas, perto do momento inicial, as condições físicas eram tão violentas que a teoria não pôde ser mais usada. O próprio conceito de tempo perde sentido. Essa é a era da cosmologia "quântica", onde não é necessário falar da passagem do tempo. Segundo essa teoria, o Universo clássico, como seu tempo que nos é familiar, emerge espontaneamente da era quântica. E esse é o momento que marca a "origem" do Universo.




Sopro Solar.                                          
O blog de quem curte  ficção científica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOPRO SOLAR, o blog de quem curte Ciência, Astronomia, Ficção Científica e Conhecimento Aliado à Diversão.
Deixe o seu comentário.