Páginas

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Quarto Evento de Extinção em Massa

Asteroides e Vulcões


O período Triássico (há cerca de 200 milhões de anos) viu o surgimento dos dinossauros, mas não presenciou seu domínio no planeta. A extinção em massa ocorrida, contudo, não teria sido causada por um único evento catastrófico, mas por uma série deles ao longo de 15 milhões de anos.

Causas

Diversos impactos de asteroides e meteoros teriam ocorrido no período - o registro mais famoso é a cratera Manacougan, de 214 milhões de anos, localizada em Quebec, no Canadá. Além disso, o planeta passou por um resfriamento global - do qual os cientistas não descobriram relação com os impactos de asteroides e meteoros.
Além disso, uma série de vulcões surgiu no jovem Oceano Atlântico, o que pode ter contribuído para as extinções em massa. Porém, os cientistas ainda não sabem bem como isso teria ocorrido. Uma hipótese é que ocorreu a liberação de metano do assoalho oceânico, intoxicando e asfixiando a fauna marinha.
Ameça Moderna
Um asteroide pode ser uma ameaça à vida atualmente? Em entrevista anterior ao Terra, o professor de astronomia Kepler Oliveira Filho, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), afirma que sim, já que não conhecemos todos os asteroides e cometas próximos à Terra. "Nem a Nasa, nem qualquer outra instituição conhece todos os meteoroides e asteroides que orbitam o Sistema Solar e, portanto, não podem saber com antecedência grande se um vai colidir com a Terra.", diz Kepler.


Fonte: Terra Notícias 

Todas as imagens, filmes e etc são
marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
Um abraço e até o próximo Post

Sopro Solar.                                          
O blog de quem curte  ficção científica

Um comentário:

  1. Saiu o segundo seminario " TRANFORMAÇOES DA TERRA" REVELANDO O QUE NINGUEM TE CONTA. youtube.com/watch?gl=US&hl=pt&client=mv-google&v=NXQYoRC-WKs&fulldescription=1 abraço.

    ResponderExcluir

SOPRO SOLAR, o blog de quem curte Ciência, Astronomia, Ficção Científica e Conhecimento Aliado à Diversão.
Deixe o seu comentário.