Páginas

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

TESTE OS SEUS CONHECIMENTOS...

Você entende de astronomia?

Desde o surgimento do Universo, há bilhões de anos, ele está em movimento e em constante expansão. Responda às perguntas e descubra se você é um bom desbravador das galáxias.


RESPONDA AS PERGUNTAS E TESTE OS SEUS CONHECIMENTOS. REPOSTAS NO PRÓXIMO POST.
1 - No começo não havia nada - ou, pelo menos, quase nada. A hipótese mais aceita hoje para a origem do Universo é a de que toda a matéria estava concentrada. A explosão deste ponto de alta densidade, há cerca de 20 bilhões de anos, teria originado todo o cosmos. Qual é o nome desta teoria?

Teoria da Relatividade
Teoria do Big Ben
Teoria do Big Bang
Teoria da Evolução

2 - Por muito tempo, a ideia de que a Terra ocupava o centro do Universo foi considerada verdade incontestável. O sistema de Ptolomeu, chamado geocentrismo, tinha apoio da Igreja cristã, que não viu com bons olhos o surgimento de novas teorias. Qual foi o primeiro estudioso a mostrar, com cálculos matemáticos, que a Terra não era o centro do Universo?

Galileu Galilei
Nicolau Copérnico
Albert Einstein
Thomas Edison

3 - O Universo é infinito - e isso realmente significa que ele não tem fim. Desde a Grande Explosão, o cosmo se amplia em ritmo cada vez mais acelerado. Segundo cálculos, as galáxias estão se afastando em uma velocidade aproximada de:

500 mil quilômetros por hora
25 milhões de quilômetros por hora
950 bilhões de quilômetros por hora
550 milhões de quilômetros por hora

4 - Uma distância estonteante separa tudo o que existe no Universo - ok, nenhuma novidade até aqui. O que nem todo mundo sabe é que enxergamos o que está longe ´no passado´. Por que isso acontece?

A distância percorrida é tão grande que, mesmo viajando rápido, a luz chega à Terra com atraso de minutos, horas ou até anos.
O olho humano demora a processar a imagem.
A poeira cósmica bloqueia a passagem da luz, impedindo que ela chegue rapidamente à Terra.
Os raios ultravioletas atrapalham a viagem da luz pelo espaço.

5 - A luz percorre 300 mil quilômetros por segundo no vácuo - uma velocidade respeitável, mas ínfima se comparada à imensidão do Espaço. Como a luz é fundamental para que possamos enxergar, a distância que ela percorre em um ano (o equivalente a 10 trilhões de quilômetros) foi transformada em unidade de medida de comprimento. Qual é o nome desta medida?

tempo-luz
ano-luz
cidade-luz
velocidade-luz






6 - Antes de o homem embarcar em uma nave rumo ao espaço, as tripulações de viagens espaciais foram compostas por diferentes animais. Entre moscas e macacos, os bichinhos ajudaram os cientistas a entender os efeitos dos vôos sobre organismos vivos. Qual foi o primeiro animal a fazer um vôo pela órbita da Terra?

A ovelha Dolly
O chimpanzé Chita
A cadela Laika
O gato Felix

7 - O soviético Yuri Gagarin fez história. Em 1961, o astronauta ficou 108 minutos em órbita a bordo da nave Vostok 1, que deu uma volta completa ao redor da Terra. Maravilhado ao ver nosso planeta pela primeira vez, Yuri declarou:

´A Terra é azul!´
´A Terra é redonda´
´A Terra é um planetinha verde-azulado absolutamente insignificante!´
´Terra à vista!´

8 - Ver astronautas flutuando em naves espaciais já se tornou algo comum e não é mais motivo de espanto - mas ainda causa confusão. Qual é a razão da ´levitação´?

Fora do campo de gravidade da Terra, os corpos flutuam livremente.
O ar na atmosfera se torna mais rarefeito conforme a nave se afasta da superfície terrestre, permitindo que eles levitem.
Em grandes altitudes, o peso é anulado, permitindo vôo livre.
O movimento relativo entre a nave e os tripulantes é quase nulo porque estão em queda-livre dentro de uma mesma órbita, causando a levitação.

9 - Os anéis de Saturno foram observados em 1610 por Galileu Galilei, que se surpreendeu ao notar estranhas ´orelhas´ nas bordas do planeta. A descoberta maravilhou o mundo e já inspirou até versos de canções. Mas, por mais romântico que possa ser o gesto, roubar os anéis do planeta seria uma missão impossível. Por quê?

São feitos de material sólido, com peso equivalente ao do planeta que envolvem.
São constituídos por sete anéis principais, separados por algumas faixas vazias, com partículas de gelo, poeiras e material rochoso com tamanhos variados.
São apenas uma ilusão de ótica causada pela incidência da luz sobre a poeira cósmica localizada na órbita do planeta.
Estão presos ao planeta através de estruturas rochosas indestrutíveis.

10 - A explosão de uma grande estrela é um dos espetáculos mais violentos do Universo: libera mais energia que todos os outros astros da Galáxia somados. O acontecimento bombástico poderia afetar a Terra mesmo se acontecesse a 350 trilhões de quilômetros daqui. Que nome recebe essa explosão?

Supernova
Buraco negro
Aurora boreal
Big Bang

11 - O famoso cometa Halley visita a Terra a cada 75 ou 76 anos - a última vez foi em 1986 e a Nasa prevê que ele dará as caras novamente em junho de 2061. O astro errante, cujas aparições são registradas desde 240 a.C, passou por aqui no ano do nascimento de um importante escritor americano, que só se despediu do mundo depois de ´rever´ o Halley em sua visita seguinte. Que autor é esse?

William Falkner
Herman Melville
J.D. Salinger
Mark Twain

12 - Éris é o nome da deusa grega da discórdia. Não por acaso, este também é o nome do corpo celeste 2003 UB313, descoberto por Mike Brown em 2005. O astro de grandes proporções causou divergências no mundo da ciência e desencadeou uma mudança na astronomia. Qual foi ela?

O encerramento do programa espacial da Nasa.
A desativação da Estação Espacial Internacional.
O rebaixamento de Plutão ao status de ´planeta-anão´.
A mudança nos signos do horóscopo.

Fonte de pesquisa: Abril

Todas as imagens, filmes e etc são marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
Um abraço e até o próximo Post

SOPRO SOLAR                 

O blog de quem curte Ciência e Ficção Científica


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOPRO SOLAR, o blog de quem curte Ciência, Astronomia, Ficção Científica e Conhecimento Aliado à Diversão.
Deixe o seu comentário.