Páginas

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

PERSEGUIÇÃO NO ESPAÇO...

Após Longa Perseguição no Espaço a Sonda Europeia Rosetta terá uma Missão Audaciosa:


Após passar quase uma década no encalço do 67P, a sonda europeia Rosetta finalmente entrou na órbita do cometa no início de agosto. 

A nave se aproximou do 67P/ Churyumov-Gerasimenko para investigar a estrutura e composição do astro. Uma das teorias sobre o início da vida na Terra postula que os primeiros ingredientes da chamada "sopa orgânica" vieram de um cometa. 
Os 11 instrumentos da Rosetta devem observar o 67P por mais de um ano, buscando indícios da presença de água, carbono e outros elementos fundamentais para a vida.

Após essa longa perseguição, cientistas da Agência Espacial Europeia(ESA, na sigla em inglês) anunciaram ter escolhido o ponto de aterrissagem de uma sonda que, pela primeira vez na história da exploração do espaço, irá pousar em um cometa. 
Rosetta se posicionou a 100 quilômetros do cometa e a partir de agora o acompanha na trajetória ao redor do sol. 

Em NOVEMBRO/2014, a sonda enviará o robô Philae à superfície do cometa. O robô, com formato semelhante ao de uma aranha, vai tentar se acoplar à superfície por meio de parafusos e harpões, no esforço de se fixar em um objeto que tem pouquíssima força gravitacional. 









A Agência Espacial Europeia diz que o controle da missão só terá uma oportunidade de acertar. As ações acontecem a distâncias tão grandes que controle pelo rádio, em tempo real, é impossível.


O processo terá de ser totalmente automatizado, com comandos finais programados na Rosetta e no robô Philae com vários dias de antecedência. A escolha do ponto de aterrissagem foi feita após um fim de semana de deliberações em Toulouse, na França.



O local escolhido para o pouso (veja foto abaixo) foi considerado o mais apropriado devido às características de sua superfície e a exigência de períodos de sombra. Mas a equipe de controle está bastante consciente do incrível desafio que a missão representa.

















A odisseia começou em março de 2004, com a sonda sobrevoando diversas vezes Marte e a Terra para tomar impulso utilizando a força gravitacional dos planetas para ganhar velocidade. Depois passou por um período de hibernação que permitiu economizar energia. A sonda Rosetta tentará decifrar nesta "bola de neve suja" as chaves para compreender como os planetas se formaram ao redor do sol. 

Agora é aguardar o dia 11 de novembro e acompanhar o desfecho dessa missão aqui no seu SOPRO SOLAR!


Todas as imagens, filmes e etc são marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
Um abraço e até o próximo Post

SOPRO SOLAR                 

O blog de quem curte Ciência e Ficção Científica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOPRO SOLAR, o blog de quem curte Ciência, Astronomia, Ficção Científica e Conhecimento Aliado à Diversão.
Deixe o seu comentário.