Foguete não-tripulado da NASA explode após lançamento
Um foguete Antares não-tripulado explodiu segundos depois de ser lançado de uma plataforma particular na Virginia, nos Estados Unidos, nesta terça-feira, mostrou uma transmissão da NASA TV.
O foguete, da altura de um prédio de 14 andares, construído e lançado pela Orbital Sciences, decolou às 20h22 (horário de Brasília) da plataforma Wallops Flight Facility e explodiu segundos depois.
A causa do acidente não foi divulgada imediatamente.
Este foi o primeiro lançamento noturno do foguete Antares, informou a Orbital.
A missão, conhecida como CRS-3, era a quarta viagem da Orbital para a ISS, contando com o voo de demonstração.
Na segunda-feira, o lançamento foi adiado por 24 horas, devido à presença de um navio no Atlântico, dentro do perímetro de segurança determinado para a operação.
A Cygnus deveria se acoplar à ISS em 2 de novembro. Quase um terço da carga (cerca de 700 toneladas) correspondia a material para experimentos científicos.
Um desses experimentos é sobre a irrigação do cérebro e do coração quando na ausência de gravidade. Os resultados dessa experiência podem ter efeitos no tratamento de doenças neurológicas, como o Mal de Alzheimer.
A missão que deveria iniciar nesta terça era a terceira prevista no contrato de US$ 1,9 bilhão firmado pela Nasa com a Orbital Sciences Corporation para o abastecimento da ISS.
A Orbital utilizou cápsulas Cygnus nas entregas feitas em janeiro e julho deste ano.
Fonte: Irene Klotz, de REUTERS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SOPRO SOLAR, o blog de quem curte Ciência, Astronomia, Ficção Científica e Conhecimento Aliado à Diversão.
Deixe o seu comentário.