Páginas

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Poderá ser Visto no Brasil!

No dia 5, Vênus transitará pelo Sol, provocando fenômeno raro...




Olá amigos Soprosolarianos, hoje estou postando sobre um fenômeno que não se repetirá até 2117


Então, em menos de uma semana, os admiradores do espaço sideral  terão uma oportunidade única: observar a passagem do planeta Vênus pelo Sol, em um evento que tem importância histórica e de observação.

O fenômeno ocorrerá no próximo dia 5 e 6 de Junho de 2012, segundo a Nasa (agência espacial dos Estados Unidos), e será visível em praticamente todos os continentes, com maior definição no Pacífico Sul.
Associated Press
Imagem de arquivo de Vênus fotografada durante passagem em frente ao Sol; fenômeno se repete em 5 de junho
Imagem de arquivo de Vênus fotografada durante passagem em frente ao Sol; fenômeno se repete em 5 de junho

De acordo com os especialistas, os trânsitos de Vênus são raros e ocorrem aproximadamente a cada século. A previsão é que o fenômeno não se repita até 2117.

O fenômeno começará por volta das 15h na região do Pacífico (16h em Brasília).

A Nasa informou que a passagem de Vênus pelo Sol poderá ser observada em alguns países a olho nu, como o Chile, por exemplo.
Os especialistas, porém, recomendam que o fenômeno não deve ser observado diretamente (sem proteção), pois a luz do Sol é intensa, o que pode provocar problemas oculares.
A orientação, segundo os técnicos, é usar um tipo de proteção.

Os que tiverem oportunidade podem procurar os clubes de astronomia que dispõem de telescópios solares, específicos para a observação de fenômenos como o que ocorrerá no dia 5.

De acordo com especialistas, a imagem é do Sol e, em menor escala, os contornos de Vênus.

Pelos dados da Nasa, os primeiros trânsitos de Vênus foram identificados no século XVIII. O astrônomo Edmond Halley observou os movimentos de Vênus ao analisar o Sol e a Terra.

Em 1760, o navegador e cartógrafo inglês James Cook foi enviado pelas autoridades da época para observar os trânsitos de Vênus do Tahiti.

Saiba Um pouco mais sobre  Edmond Halley e James Cook:
Edmond Halley 
Edmond Halley é um proeminente Inglês astrônomo, matemático, físico e meteorologista. Halley se tornou famoso pela observação do "Cometa Halley". Ele foi o segundo astrónomo Inglês ao lado de John Flamsteed.












James Cook



No dia 14 de fevereiro de 1779, durante sua terceira viagem exploratória na região do Pacífico, o capitão James Cook, um explorador, navegador, descobridor e cartógrafo inglês, foi morto durante um combate com havaianos. James Cook entrou na marinha mercante britânica quando era adolescente e ingressou na Marinha Real em 1755, e foi, entre outros grandiosos feitos, o primeiro a mapear Terra Nova, antes de fazer três viagens para o Oceano Pacífico durante a qual ele conseguiu o primeiro contacto europeu com a costa leste da Austrália e o Arquipélago do Havaí, bem como a primeira circunavegação registrada da Nova Zelândia, o que o fez ser considerado o pai da Oceania.


           Visibilidade mundial do trânsito de Vênus em 05 e 06 de junho de 2012
Todas as imagens, filmes e etc são
marcas registradas dos seus respectivos proprietários.


Um abraço e até o próximo Post
Sopro Solar.                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOPRO SOLAR, o blog de quem curte Ciência, Astronomia, Ficção Científica e Conhecimento Aliado à Diversão.
Deixe o seu comentário.