Páginas

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

POR QUE NÃO SENTIMOS OS MOVIMENTOS DO NOSSO PLANETA TERRA?

A VIAGEM DO NOSSO PLANETA!

Entendendo melhor...

vimos que a Terra se movimenta pelo espaço a grande velocidade. Agora faça uma pergunta a si mesmo: você consegue sentir os movimentos da Terra?
Se formos pensar apenas em nossa experiência de vida, nós não sentimos nenhum tipo de movimento da Terra. Existem alguns experimentos que mostram que a Terra possui movimentos, mas em nosso cotidiano, vemos quase tudo ocorrer como se a Terra estivesse em repouso. Poderíamos então nos perguntar:
Por que não sentimos os movimentos da Terra?
 
Para responder a essa pergunta, vamos pensar em outros exemplos em que não sentimos movimentos. Imagine que você está em um ônibus de viagem bem confortável, com as janelas fechadas com cortinas, mantendo a mesma velocidade durante a viagem e em uma estrada reta e sem buracos. Imagine então que você pega no sono nesse ônibus e de repente acorda. Você acha que seria capaz ter ideia da velocidade do ônibus sem olhar pela janela?
Nós costumamos “sentir” o movimento de um ônibus por causa das constantes mudanças de velocidade, das irregularidades nas pistas etc., mas se viajássemos em um veículo mantendo a mesma velocidade e em linha reta, nós não sentiríamos esse movimento. Se as janelas estivessem fechadas com cortinas, como na imagem abaixo, não teríamos nem ao menos como saber se o ônibus estaria em movimento ou em repouso.
Figura 21
 Pessoa dormindo dentro de ônibus. O ônibus está em movimento ou em repouso?
Podemos pensar em exemplos melhores que o do ônibus em que não sentimos o movimento. Em um vagão de metrô, no meio entre duas estações, a viagem se dá em linha reta e a velocidade praticamente não muda, por isso, podemos até deixar nossas mãos soltas sem cairmos. Em aviões comerciais, entre a decolagem e a aterrissagem, a velocidade se mantém praticamente constante e o movimento é feito em sua maior parte em linha reta, por isso os passageiros podem tirar os cintos de segurança e andar pela cabine sem sentir a grande velocidade do avião, que pode chegar a 900 km/h em aviões a jato.
Figura 22
Mesmo dentro de um avião em movimento, a comissária de bordo não precisa se apoiar em nada para ficar em pé, e o lanche não cai de sua bandeja.
Quando viajamos em um veículo mantendo a mesma velocidade e em linha reta, tudo dentro dele permanece com a mesma velocidade (essa tendência recebe o nome de lei da inércia). Isso significa que os objetos dentro de em veículo nessas condições, como as poltronas, o motorista etc., não se movimentam uns em relação aos outros, ou seja, eles permanecem parados EM RELAÇÃO ÀS PESSOAS DENTRO DO VEÍCULO.
Da mesma forma, podemos considerar que a Terra viaja sempre com a mesma velocidade e, para nós, com trajetória aproximadamente reta. Desse modo, nós viajamos no “veículo Terra” sem sentirmos seu movimento.

Quando estamos em um carro mantendo a mesma velocidade e em LINHA RETA, não sentimos seu movimento.

Entretanto, quando o veículo FAZ UMA CURVA, nos sentimos empurrados no sentido oposto ao da curva. Sabemos que a Terra realiza um movimento circular (movimento de rotação), ou seja, podemos considerar a Terra como um “veículo” fazendo uma curva. Então podemos nos perguntar: porque não sentimos os efeitos do movimento circular da Terra, como em um carro? Na verdade, nós SENTIMOS os efeitos do movimento circular da Terra, mas são efeitos tão pequenos que não percebemos. Podemos considerar que, para nós, a Terra realiza curvas “muito abertas”, ou seja, o movimento da Terra é aproximadamente retilíneo. Apesar disso, o movimento circular da Terra tem influência em grandes movimentos e movimentos com grandes velocidades, como os movimentos das correntes de ar e de aviões. No caso das correntes de ar, por exemplo, o movimento circular da Terra pode produzir uma circulação do ar, gerando aquilo que chamamos de ciclones.


Todas as imagens, filmes e etc são
marcas registradas dos seus respectivos proprietários.


Um abraço e até o próximo Post
 

SOPRO SOLAR                                               

O blog de quem curte Ciência e Ficção Científica.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOPRO SOLAR, o blog de quem curte Ciência, Astronomia, Ficção Científica e Conhecimento Aliado à Diversão.
Deixe o seu comentário.