Páginas

terça-feira, 6 de março de 2012

Pare e Olhe para o Céu!

Alguns Planetas "resolveram aparecer" mais no mês de Março.


Março, assim como Fevereiro, é marcado pelo grande número de planetas que poderão ser observados durante as noites. Mercúrio estará junto com o Por do Sol até o dia 18. Vênus e Júpiter fazem um belo par no Oeste. Marte este mês estará mais próximo da Terra e mais brilhante. 
Saturno e Urano também estarão  no céu durante a noite. 

















Horários para o Nascer  e o Por do Sol na Região de Belo Horizonte - MG 
Estou postando esses horários com um propósito de facilitar a observação de certos eventos que estão ocorrendo bem acima de nós. E que muitos deixam passar desapercebidos. 
Ou por falta de tempo, ou por falta de informação. Sendo que o primeiro motivo é o pior. 

"A falta de tempo". Lembra do post
Você tem a sensação que o seu TEMPO está "voando"?

Se ainda não leu esse post, leia.

A falta de tempo, não tem como eu resolver para você, mas se você está lendo isso já é um bom sinal. Pois está utilizando o seu tempo para se informar e não apenas passando o tempo na internet. 
Então, faça o seu tempo e não deixe de contemplar o Céu de vez em quando, pois você pode perder eventos que estão acontecendo bem acima de nós.  Ao cair da noite, ao por do SOL,  pare um pouquinho e olhe para o Céu. Observe!!! 

Veja esse vídeo. O Céu da Semana (by astro2009.wordpress.com)




Horários do nascer e por do sol para essa semana de Março/2012
Fonte: ClimaTempo
Terça-Feira, 06/03                                                                                               nascer e pôr-do-sol: Nascer do Sol 05h56 Pôr do Sol 18h18
 Quarta-Feira, 07/03                                                                                            nascer e pôr-do-sol: Nascer do Sol 05h56 Pôr do Sol 18h18
Quinta-Feira, 08/03                                                                                             nascer e pôr-do-sol: Nascer do Sol 05h57 Pôr do Sol 18h17
Sexta-Feira, 09/03                                                                                              nascer e pôr-do-sol: Nascer do Sol 05h57 Pôr do Sol 18h16

Sábado, 10/03
                                                                                                     nascer e pôr-do-sol: Nascer do Sol 05h57 Pôr do Sol 18h15
COMO OBSERVAR O PLANETA VÊNUS

Durante todo o mês o planeta Vênus poderá ser contemplado a olho nu ou com telescópio próximo do horizonte oeste poucos instantes após o pôr do Sol. Com seu forte brilho prateado esse belíssimo planeta se destaca de todos os outros objetos celestes próximos. Geralmente, as pessoas que não sabem observar esse planeta, acabam confundido Vênus com uma estrela. Essa é a popular "Estrela D´Alva". Porém, o termo mais correto seria "Estrela Vésper" por se tratar do início do anoitecer. Afinal, o termo "D´Alva" surge de "alvorada", ou seja, "amanhecer" enquanto o termo "Vésper" de "vespertino". Seja como for, quando o observador olhar para o lado oeste no início da noite verá um ponto muito brilhante acima do horizonte. Esse será o planeta Vênus. Porém, nesse mês em especial o observador deverá tomar um certo cuidado de não confundir Vênus com o planeta Júpiter. Isso porque esses dois planetas estarão próximos entre si, onde no anoitecer de 13 de março teremos a máxima aproximação entre com apenas 3 graus de separação angular. As figuras 5, 6, 7, 8 e 9 ilustram o movimento aparente de Mercúrio, Vênus, Júpiter e Lua durante os dias 01, 10, 13, 25 e 26 de março para São Paulo às 18h45min.Para as demais cidades do Brasil o que poderá mudar é a distância aparente dos objetos celestes em relação a linha do horizonte para extamente esse horário.

Mercúrio, Vênus e Júpiter em 01 de março de 2012.
Figura 5. Mercúrio, Vênus e Júpiter em 01 de março de 2012.
Mercúrio, Vênus e Júpiter em 10 de março de 2012.
Figura 6. Mercúrio, Vênus e Júpiter em 10 de março de 2012.
Mercúrio, Vênus e Júpiter em 13 de março de 2012.
Figura 7. Mercúrio, Vênus e Júpiter em 13 de março de 2012.
Vênus e Júpiter em 25 de março de 2012.
Figura 8. Lua, Vênus e Júpiter em 25 de março de 2012.
Lua, Vênus e Júpiter em 26 de março de 2012.
Figura 9. Lua, Vênus e Júpiter em 26 de março de 2012.

Além do movimento aparente dos planetas Vênus e Júpiter que será bem interessante de acompanhar e fotografar, teremos também outros belos eventos. Perceba na figura 7 que no anoitecer de 13 de fevereiro teremos os planetas Vênus e Júpiter próximos entre si. Além disso, nas figuras 8 e 9 podemos ver a Lua próxima de Júpiter e Vênus. Para o anoitecer de 25 de março (figura 8) a Lua estará próxima de Júpiter com apenas 9,4% do seu disco iluminado, proporcionando um fino e belo crescente. Para o anoitecer de 26 de março (figura 9) a Lua estará com 15,6% do seu disco iluminado. Para ambos os momentos será possível contemplar a Luz Cinérea da Lua. 






 
 
AS FASES DE VÊNUS
Outra observação muito interessante de ser realizada são as fases de Vênus. Assim como a Lua e Mercúrio esse pequeno planeta também possui fases, mas essas só podem ser contempladas com auxílio de um telescópio. Observe nas figuras 10 e 11 as fases de Vênus para os dias 01 e 31 de março.
Vênus com 63% do seu disco aparente iluminado em 01/03/2012.
Figura 10. Vênus com 63% do seu disco aparente iluminado em 01/03/2012.
Vênus com 48% do seu disco aparente iluminado em 31/03/2012.
Figura 11. Vênus com 48% do seu disco aparente iluminado em 31/03/2012.

Vênus é um planeta que pode ser fotografado facilmente. Basta apoiar sua câmera num tripé ou se desejar acoplar num telescópio. A câmera do celular pode obter belas fotos, porém não é possível acoplar esse objeto num tripé e sem o uso desse equipamento o astrofotógrafo terá que ter "pulso firme" para não tremer e ter bons resultados com as fotos. Normalmente nas câmeras digitais existem o modo manual (representado muitas vezes com a letra M). Aproveite esse recurso e depois de obter as fotos, utilize um software de edição de imagens usando o brilho e contraste. 

Você terá belas surpresas! 

Boas observações!


Mas não se esqueça, faça o seu tempo!!!



Sopro Solar.                                         
O blog de quem curte  ficção científica




Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOPRO SOLAR, o blog de quem curte Ciência, Astronomia, Ficção Científica e Conhecimento Aliado à Diversão.
Deixe o seu comentário.