Páginas

sábado, 3 de janeiro de 2015

MAIS UM FENÔMENO OCORRE NO SOL

BURACO NO SOL NO PRIMEIRO DIA DO ANO!


Uma imagem captada pelo Observatório Solar Dinâmico (SDO, na sigla em inglês) da agência espacial americana, a Nasa, no primeiro dia de 2015 mostrou que o sol começou o ano novo com um enorme buraco coronal perto do polo sul. A captação foi feita por Dean Pesnell, por meio de um instrumento da câmara de imagem atmosférica (AIA, em inglês).


Buracos coronais são regiões da coroa, a parte mais externa do sol, em que o campo magnético se estende para o espaço em vez de manter na superfície do astro. As partículas que se deslocam ao longo desses campos magnéticos podem deixar o sol em vez de ficarem presas perto da superfície. Tais partículas presas podem aquecer e brilhar, possibilitando imagens encantadoras como estas. 
Nas partes da coroa, onde as partículas deixam o sol, o brilho é muito reduzido, e o buraco coronal parece escuro.
Buracos coronais foram vistos pela primeira vez em imagens tiradas por astronautas na estação espacial Skylab da Nasa em 1973 e 1974. (Na foto a Skylab)



Partículas carregadas em cinturões de radiação da Terra são aceleradas quando o fluxo de alta velocidade corre para a magnetosfera da Terra. A aceleração de partículas na magnetosfera é estudada pela missão Van Allen Probes da Nasa.

(Van Allen Probes na foto)
Esse fenômeno não é raro, apesar de não deixar de ser fascinante quando ocorre...
Veja mais fotos de buracos no sol:



Esta imagem abaixo é de um gigantesco buraco coronal pairando sobre o polo Norte do Sol em 18 de Julho de 2013, às 9h06 no horário da costa leste dos EUA. Note que esse buraco de 2013 foi no polo NORTE do Sol.


















 E o de agora de 2015,  ocorre no polo SUL.

Esses buracos podem ser vistos por um longo tempo, embora a forma exata mude o tempo todo. O buraco coronal polar pode permanecer visível por cinco anos ou mais. A cada vez que um buraco coronal gira pela Terra, é possível medir as partículas que fluem para fora do buraco em um fluxo de alta velocidade, uma outra fonte de clima espacial.


Todas as imagens, filmes e etc são marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
Um abraço e até o próximo Post

SOPRO SOLAR                 
O blog de quem curte Ciência e Ficção Científica

3 comentários:

  1. Legal essa sobre o sol. Podia dar para ver a olho nu esse buraco...rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário... Continue visitando o Sopro Solar.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

SOPRO SOLAR, o blog de quem curte Ciência, Astronomia, Ficção Científica e Conhecimento Aliado à Diversão.
Deixe o seu comentário.