Páginas

sábado, 4 de outubro de 2014

VEJA TODAS AS RESPOSTAS AQUI...

Como foi prometido no último post. 
Aqui estão as respostas do QUIZ sobre Astronomia.




Questão 1
No começo não havia nada - ou, pelo menos, quase nada. A hipótese mais aceita hoje para a origem do Universo é a de que toda a matéria estava concentrada. A explosão deste ponto de alta densidade, há cerca de 20 bilhões de anos, teria originado todo o cosmos. Qual é o nome desta teoria? 
                            Teoria do Big Bang



(*) O Sopro Solar vai além da resposta: 


Big Bang, ou a Grande Explosão , é a teoria cosmológica dominante do desenvolvimento inicial do universo. Os cosmólogos usam o termo "Big Bang" para se referir à ideia de que o universo estava originalmente muito quente e denso em algum tempo finito no passado e, desde então tem se resfriado pela expansão ao estado diluído atual e continua em expansão atualmente. A teoria é sustentada por explicações mais completas e precisas a partir de evidências científicas disponíveis e da observação. De acordo com as melhores medições disponíveis em 2010, as condições iniciais ocorreram por volta de 13,3 a 13,9 bilhões de anos atrás.



Questão 2
Por muito tempo, a ideia de que a Terra ocupava o centro do Universo foi considerada verdade incontestável. O sistema de Ptolomeu, chamado geocentrismo, tinha apoio da Igreja cristã, que não viu com bons olhos o surgimento de novas teorias. Qual foi o primeiro estudioso a mostrar, com cálculos matemáticos, que a Terra não era o centro do Universo?
                            Nicolau Copérnico



(*) O Sopro Solar vai além da resposta:


Ainda sem a acurada precisão e um pouco confuso, contudo, o modelo de Copérnico foi mais tarde reestruturado, expandido e aprimorado por Johannes Kepler. A explicação física causal para o modelo de Kepler foi fornecida por Isaac Newton via lei da gravitação universal, sendo o modelo então estabelecido de grande valia até hoje.
Todos os cálculos necessários ao lançamento de satélites e veículos espaciais fundamentam-se, até hoje, nos conhecimentos acerca do heliocentrismo estabelecidos à época de Galileu, Kepler e Newton.

Questão 3
O Universo é infinito - e isso realmente significa que ele não tem fim. Desde a Grande Explosão, o cosmo se amplia em ritmo cada vez mais acelerado. Segundo cálculos, as galáxias estão se afastando em uma velocidade aproximada de:
                            550 milhões de quilômetros por hora



(*) O Sopro Solar vai além da resposta:

A expansão do Universo avança em todas as direções determinada pela constante de Hubble atual. Entretanto, a constante de Hubble pode ter mudado no passado e pode mudar no futuro dependendo do valor observado do parâmetro de densidade (Ω). Antes do descobrimento da energia escura, se cria que o Universo estava dominado pela matéria e assim Ω neste gráfico se corresponde com a relação da densidade de matéria com a densidade crítica (\Omega_m).



Questão 4
Uma distância estonteante separa tudo o que existe no Universo - ok, nenhuma novidade até aqui. O que nem todo mundo sabe é que enxergamos o que está longe ´no passado´. Por que isso acontece?
                             A distância percorrida é tão grande que, mesmo viajando rápido, a luz                                         chega à Terra com atraso de minutos, horas ou até anos.



(*) O Sopro Solar vai além da resposta:

Os dois principais fatores que participam desse fenômeno são as imensuráveis distâncias do universo e a velocidade da luz. A luz viaja à fantástica velocidade de 299.792.458 m/s. Isso pode até ser muito rápido para os padrões humanos de velocidade, porém a imensidão do universo torna essa velocidade ineficiente. Sendo assim a luz, o fenômeno mais rápido que se tem notícia, demora milhares, milhões ou até bilhões de anos para percorrer o universo.

Analise o esquema da imagem a seguir. Há uma estrela situada a 10 anos-luz de um observador qualquer que a vê apenas a olho nu durante as noites (figura A). Esse observador não sabe, porém a estrela que ele vê com frequência explodiu e criou uma nebulosa planetária, portanto, não emite mais luz. Contudo, um dia depois da explosão, se o observador olhar para o céu ainda verá a estrela lá, intacta. Como? Bem, é simples. A luz que a estrela emitia antes de ter seu brilho extinto ainda não chegou toda ao observador e ainda continua seu trajeto (Figura B). Ainda há luz, proveniente dos dias de vida da estrela, vindo na direção do observador e isso ocorrerá por mais dez anos até que o último fóton emitido pela estrela chegue a Terra.



Apesar da ilusão persistente de que a estrela ainda se mantém lá ela já não existe. O observador, como ilustrado no item (b) da figura ao lado irá ver a estrela, todos os dias até que a luz toda chegue. Ele no item (b) está vendo o passado da estrela, um passado onde ela ainda existia.


Questão 5
A luz percorre 300 mil quilômetros por segundo no vácuo - uma velocidade respeitável, mas ínfima se comparada à imensidão do Espaço. Como a luz é fundamental para que possamos enxergar, a distância que ela percorre em um ano (o equivalente a 10 trilhões de quilômetros) foi transformada em unidade de medida de comprimento. Qual é o nome desta medida?
                           Ano-Luz



(*) O Sopro Solar vai além da resposta:

1 ano luz =
9,4605284 × 1015 metros

Mais precisamente, são 9.460.536.207.068.016 de metros percorridos com uma velocidade de 299.792.458 metros por segundo durante 365 dias. Só pra ter uma idéia da rapidez, o tempo que a luz leva para percorrer os 149.597.870 de quilômetros que separam a Terra do Sol é de apenas 8,3 minutos.

Questão 6
Antes de o homem embarcar em uma nave rumo ao espaço, as tripulações de viagens espaciais foram compostas por diferentes animais. Entre moscas e macacos, os bichinhos ajudaram os cientistas a entender os efeitos dos vôos sobre organismos vivos. Qual foi o primeiro animal a fazer um vôo pela órbita da Terra?
                               A cadela Laika



(*) O Sopro Solar vai além da resposta:

Laika (em russo Лайка, 1954 — 1957) foi uma cadela russa que se tornou conhecida por ser o primeiro ser vivoterrestre a orbitar o planeta Terra. Ela foi lançada ao espaço a bordo da nave soviética Sputnik 2, em 3 de novembrode 1957, um mês depois do lançamento do satélite Sputnik 1, o primeiro objeto artificial a entrar em órbita. Laika é o nome russo para várias raças de cães similares ao husky, oriundas da Sibéria. A sua raça verdadeira é desconhecida, mas considera-se que ela teria sido um cruzamento entre um husky ou outra raça nórdica com um terrier da raça Laika.
Laika morreu entre cinco e sete horas depois do lançamento, bem antes do planejado. A causa de sua morte, que só foi revelada décadas depois do voo, foi, provavelmente, uma combinação de estresse sofrido e o superaquecimento, talvez ocasionado por uma falha no sistema de controle térmico da nave. Apesar do acidente, essa experiência demonstrou ser possível para um animal suportar as condições de microgravidade, abrindo caminho assim para participação humana em voos espaciais.


Questão 7
O soviético Yuri Gagarin fez história. Em 1961, o astronauta ficou 108 minutos em órbita a bordo da nave Vostok 1, que deu uma volta completa ao redor da Terra. Maravilhado ao ver nosso planeta pela primeira vez, Yuri declarou:
´                             A Terra é azul!



(*) O Sopro Solar vai além da resposta:

A União Soviética largou na frente, sob a mão-de-ferro de seu mandatário Nikita Kruschev, que deu “asas” ao gênio do engenheiro soviético Sergei Korolev, permitindo realizações espaciais inéditas e invejáveis. Alto funcionário da Agência Espacial  Soviética, Korolev foi o responsável pelo pontapé inicial na largada para a corrida espacial, ao lançar o primeiro satélite artificial da história, o Spunitik.

Porém, Sergei Korolev se tornaria uma personalidade mundial e entraria definitivamente para o reservado rol da Astronáutica, quando conseguiu colocar em órbita, no ano de 1961, um ser humano: o piloto e cosmonauta russo Yuri Alekseyevich Gagarin.

Questão 8
Ver astronautas flutuando em naves espaciais já se tornou algo comum e não é mais motivo de espanto - mas ainda causa confusão. Qual é a razão da ´levitação´?
                         O movimento relativo entre a nave e os tripulantes é quase nulo                                                    porque estão em queda-livre dentro de uma mesma                                                                       órbita, causando  a levitação.





(*) O Sopro Solar vai além da resposta:

Pelo fato da nave e todos os objetos dentro dela estarem caindo mesma velocidade, tudo que não estiver ancorado em alguma coisa irá flutuar. Se você tiver cabelos longos, ele irá flutuar em volta do seu rosto. Se você despejar a água de dentro de um copo, ela se tornará uma gota esférica grande capaz de ser quebrada em gotas menores. Doces e alimentos podem flutuar em direção à sua boca se você os empurrar nessa direção. Enquanto estiver sentado, você não se sentirá nessa posição porque seu corpo não exerce pressão contra o assento. Se não estiver ancorado a nada, você flutuará. Além disso, se não conseguir se encostar numa parede ou se segurar pelas mãos ou pelos pés em alguma alça presa, você não sairá da sua posição porque não há nada que o impulsione. Por esta razão, a NASA colocou alças para mãos e pés em toda a cabine da nave. 


Questão 9
Os anéis de Saturno foram observados em 1610 por Galileu Galilei, que se surpreendeu ao notar estranhas ´orelhas´ nas bordas do planeta. A descoberta maravilhou o mundo e já inspirou até versos de canções. Mas, por mais romântico que possa ser o gesto, roubar os anéis do planeta seria uma missão impossível. Por quê?
                                    São constituídos por sete anéis principais, separados por algumas                                                   faixas vazias, com partículas de gelo, poeiras e material                                                                  rochoso com tamanhos variados.





(*) O Sopro Solar vai além da resposta:

Saturno possui seis anéis principais, cada um composto de milhares de anéis menores. Os anéis são enormes - os maiores medindo 273.588 km de diâmetro. Porém, eles são proporcionalmente muito delgados - em torno de apenas 200 metros de espessura. Eles não são sólidos como parecem da Terra, pois são feitos de pedaços flutuantes de água congelada, rochas e poeira cujo tamanho varia de partículas a pedaços enormes, do tamanho de uma casa, que orbitam Saturno. 


À medida que as partículas orbitam, colidem constantemente, quebrando os pedaços maiores.


Questão 10
A explosão de uma grande estrela é um dos espetáculos mais violentos do Universo: libera mais energia que todos os outros astros da Galáxia somados. O acontecimento bombástico poderia afetar a Terra mesmo se acontecesse a 350 trilhões de quilômetros daqui. Que nome recebe essa explosão?
                         Supernova




(*) O Sopro Solar vai além da resposta:

Para que ao acabar o hidrogênio a estrela se transforme em uma supernova, ela deve ter uma massa bem maior que o sol, por exemplo. Quando isso ocorre, ela começa a transformar o hélio em carbono através da fusão. É o mesmo que ocorre com outras estrelas menores, só que em uma estrela tão grande a massa é suficiente para fundir o carbono em elementos mais pesados como o enxofre e o ferro. Assim que o núcleo é fundido em ferro ele entra em colapso por causa de sua própria gravidade e começa a cair sobre si mesmo, a parte externa da ex-estrela é expulsa violentamente para o espaço e gera uma onda de choque que pode desencadear o nascimento de outras estrelas em outras galáxias.



Questão 11
O famoso cometa Halley visita a Terra a cada 75 ou 76 anos - a última vez foi em 1986 e a Nasa prevê que ele dará as caras novamente em junho de 2061. O astro errante, cujas aparições são registradas desde 240 a.C, passou por aqui no ano do nascimento de um importante escritor americano, que só se despediu do mundo depois de ´rever´ o Halley em sua visita seguinte. Que autor é esse?
                         Mark Twain




(*) O Sopro Solar vai além da resposta:

Samuel Langhorne Clemens  mais conhecido pelo pseudônimo Mark Twain, foi um escritor e humorista norte-americano. É mais conhecido pelos romances The Adventures of Tom Sawyer (1876) e sua sequência Adventures of Huckleberry Finn (1885), este último frequentemente chamado de "O Maior Romance Americano".

Questão 12
Éris é o nome da deusa grega da discórdia. Não por acaso, este também é o nome do corpo celeste 2003 UB313, descoberto por Mike Brown em 2005. O astro de grandes proporções causou divergências no mundo da ciência e desencadeou uma mudança na astronomia. Qual foi ela?
                        O rebaixamento de Plutão ao status de ´planeta-anão´.




(*) O Sopro Solar vai além da resposta:


O “ex-planeta” Plutão foi rebaixado a uma categoria criada em 2006, “planeta anão”, em parte devido à descoberta de Eris, um outro corpo gelado próximo a Plutão. Os cientistas acreditaram que Eris era maior que Plutão até 6 de novembro do ano de 2010, quando astrônomos tiveram a chance de recalcular seu tamanho.

Agora, parece que Plutão realmente é maior, embora apenas por uma margem fina. Os números são tão próximos que são praticamente indistinguíveis, quando as incertezas são levadas em conta.

Todas as imagens, filmes e etc são marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
Um abraço e até o próximo Post

SOPRO SOLAR                 

O blog de quem curte Ciência e Ficção Científica




Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOPRO SOLAR, o blog de quem curte Ciência, Astronomia, Ficção Científica e Conhecimento Aliado à Diversão.
Deixe o seu comentário.