UM ESPETACULAR FENÔMENO ASTRONÔMICO!
A segunda Lua de Sangue (eclipse lunar de 2018) irá deslumbrar astrônomos e por que não à você? Basta olhar para o céu no próximo dia 27 de Julho. De acordo com o tempo internacional, um eclipse lunar irá ocorrer e será visível em algumas partes do mundo.
A Lua cheia de julho ficará "vermelha" durante o eclipse devido à luz solar espalhada pela atmosfera, mas os religiosos teóricos da conspiração, já falam em outro fim dos tempos...
Mas vamos esquecer isso aqui no SOPRO SOLAR, deixaremos dessa vez, essas teorias de "fim de mundo", de lado!
Então vamos ao que interessa... ASTRONOMIA!
Na verdade a Lua cheia não vai realmente ficar vermelha em 27 de julho. A Lua apenas parecerá mudar de tonalidade na Terra durante o eclipse, mas no espaço a Lua permanecerá cinza.
A mudança na cor acontece devido a um efeito conhecido como espalhamento Rayleigh.
Quando a Lua mergulha na sombra da Terra durante o eclipse, alguma luz do Sol ainda alcança a Lua.
Porém, a luz do Sol se curvará e se espalhará pela atmosfera da Terra, filtrando as faixas verdes e violetas do espectro visível.
Mesmo efeito, que transforma o pôr-do-sol em laranja e o céu em azul, fará a Lua parecer vermelha.
Vamos dar aqui algumas referências e informações relevantes para te ajudar a apreciar esse fenômeno que deslumbra muita gente, mas muita gente mesmo.
A informação sobre a Lua mostrado aqui é específico para Brasília, Brasil em Sexta-feira, 27 de Julho de 2018. (Hora local America/Sao Paulo)
Nascer ao pôr do Lua | 11h37m |
Nascer da Lua | 17:57 |
Pôr da Lua | 06:20 |
Distância do centro do Sol | 151,920,564 km |
Distância para o centro da Terra | 405,485 km |
Lua iluminação (às 00:00) | 99.5% |
Fase lunar | encerrando |
Signo do zodíaco da Lua | Capricórnio ♑ |
Idade da Lua (dias após a lua nova) | 14.1 |
Visibilidade do Eclipse Lunar Total de 27 de julho de 2018:
No Mundo:
O fenômeno será visível em quase todos os continentes, a começar pela Oceania, Ásia, África, Europa, e a terminar na América do Sul. Ainda inclui-se todo o continente gelado e pouquíssimo habitado da Antártica.
Portanto, o Eclipse Lunar Total de 27 de julho de 2018 será visível de países (a citar alguns) como: Nova Zelândia, Austrália, Indonésia, Japão, China, Índia, África do Sul, Portugal, Espanha, Brasil e Uruguai.
No Brasil:
O Eclipse Lunar Total de 27 de julho de 2018 será visível ainda ao entardecer quando a Lua Cheia já nascer eclipsada à Leste, sentido onde o Sol nasce. Portanto, no Brasil o fenômeno será visível já em andamento, ou seja, em progresso. Então, não veremos o começo até quase o máximo do fenômeno em território Nacional. Assim, a depender de onde será visto no país, o eclipse lunar será visível como: total, parcial ou penumbral (próximo do final).
A Saber: Um eclipse do tipo eclipse lunar total terá início às 14:15, o eclipse máximo irá ocorrer a 17:22 quando a Lua atinge uma altitude de -8 °;este evento vai chegar a um fim às 20:29
Mas se você está achando que acabou... Não!
Não acabou.
Além da belíssima cena da Lua Cheia eclipsada nascer no horizonte Leste, o principal destaque será a conjunção da Lua com o planeta Marte que também acontecerá na noite de 27 de julho de 2018! Será um acontecimento único e que tornará o evento astronômico ainda mais magnífico e imperdível!
Marte estará próximo aparentemente da Lua Cheia que, a depender das regiões brasileiras, nascerá totalmente ou parcialmente eclipsada na cor vermelha. Enquanto que em outras regiões do país, a Lua nascerá parcialmente ou sutilmente eclipsada, porém, ainda assim, Marte estará próximo aparentemente independente do aspecto do eclipse lunar.
E ainda, além da noite do Eclipse Lunar Total e Marte em conjunção com a Lua Cheia… o planeta vermelho estará em oposição! Ou seja, Marte estará exatamente oposto 180° em relação ao Sol, com isso teremos um alinhamento: Sol-Terra-Marte. Portanto, nessa mesma noite, Marte estará com o brilho máximo na cor vermelho-alaranjado para este ano.
E ainda, em 2018 o planeta Marte alcançará a maior aproximação em relação à Terra desde o ano de 2003! Ou seja, a 15 anos atrás!
Assim, você terá mais um motivo para observar o raro Eclipse Lunar Total de 27 de julho de 2018, o mais longo do século 21 em conjunção com o planeta Marte em oposição!
DICA S O P R O S O L A R : Portanto, aproveite para observar essas coincidências cósmicas no céu, fotografar e convidar os amigos para verem esse magnífico e imperdível evento astronômico!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SOPRO SOLAR, o blog de quem curte Ciência, Astronomia, Ficção Científica e Conhecimento Aliado à Diversão.
Deixe o seu comentário.