Páginas

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

EVENTOS ASTRONÔMICOS PREVISTOS PARA 2016

 2016... Uma "Agenda" no Espaço!


Caro leitor do Sopro Solar, um novo ano está prestes a chegar. Momento oportuno para divulgar a "agenda" de alguns eventos astronômicos previstos para esse novo ano.  

Para levar a nossa atenção para o céu, os astrônomos do History (e Newton, é claro) utilizaram “apenas” matemática, com objetivo de organizar os momentos exatos para montar este calendário. 
Além da movimentação dos astros, este ano será especial de uma forma diferente, já que a sonda Juno chegará, finalmente, a Júpiter, após cinco anos viajando pelo espaço.

Nesse 2015, conseguimos presenciar uma série de eventos proporcionados pelos astros nesse ano que se vai. Entre eles a gigante Lua Vermelha, foi provavelmente um dos mais marcantes fenômenos que se deram no ano que se finda. Mas antes de dizermos adeus a 2015, agora é vez de marcar na agenda de 2016, como os astros nos surpreenderão.


Prepare o Calendário:


JANEIRO
Nos dias 3 e 4 uma chuva de meteoros de Quadrantids está prevista para ocorrer. A visualização só será possível de um local bastante escuro e depois da meia-noite. O ápice levará à queda de 40 meteoros por segundo.

MARÇO
O mês será premiado, já que Júpiter estará mais próximo da Terra e sua superfície completamente iluminada pelo Sol. Será possível visualizá-lo e fotografá-lo no dia 8. No dia seguinte (9),
habitantes da Indonésia e de ilhas do Pacífico poderão avistar o eclipse solar total, enquanto no norte da Austrália e no sudeste da Ásia o eclipse parcial também poderá ser viso.
Ainda no mesmo mês, a mesma região presenciará um eclipse lunar no dia 23.


ABRIL
Mais uma chuva de meteoros deve acontecer no ano, desta vez entre os dias 21 e 22 do mês quatro. No entanto, a lua cheia talvez possa atrapalhar a visualização. Ainda assim, serão as
Lirídeas (da constelação de Lira), as mais famosas e antigas já registradas.

MAIO
Uma rara movimentação de Mercúrio acontecerá no dia 9. O chamado ‘Trânsito de Mercúrio’ só acontece 13 ou 14 vezes a cada cem anos e pode ser visto com um telescópio simples.
No dia 22 é vez de ver Marte mais de perto. O planeta terá sua maior aproximação da Terra e será completamente iluminado pelo sol.

JUNHO
Dia 3 é vez de Saturno aproximar-se de nós.
Já a sonda Juno, uma das mais esperadas do ano deve chegar a Júpiter no dia 4, onde permanecerá até outubro de 2017 em órbita.


AGOSTO
A maior chuva de meteoros do ano acontecerá neste mês. O pico será entre os dias 12 e 14 de agosto em que a Perseidas deve liberar cerca de 60 meteoros por hora.
Um local longe das luzes da cidade é sempre o ideal para enxergar. A chuva poderá ser vista com olhares voltados para o nordeste.

SETEMBRO
Mais um eclipse solar, desta vez será possível ser visto apenas da África Central e alguns locais do Oceano Índico no dia 1. Além disso, se você avistar um ponto azulado no céu,
é possível que seja Netuno próximo à Terra.

OUTUBRO
Orionídeas: A chuva de meteoros terá o auge no dia 21, apesar de ser bastante irregular. Uma melhor visualização pode ser obtida a partir do Leste, sempre após a meia noite.

NOVEMBRO
Com picos cíclicos, a chuva de Leonídeo deve atingir o céu entre os dias 17 e 18. Para enchergar, o mais fácil é buscar a constelação de LEÃO.


DEZEMBRO
As Geminídeas acontecerão entre os dias 13 e 14, porém muito possivelmente a visualização será prejudicada, mais uma vez por conta de uma lua cheia que deve esconder a luz de muitos
dos meteoros fracos em brilho.

FELIZ ...
 
 
 
Todas as imagens, filmes e etc são
marcas registradas dos seus respectivos proprietários.


Um abraço e até o próximo Post

SOPRO SOLAR                                               

O blog de quem curte Ciência e Ficção Científica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOPRO SOLAR, o blog de quem curte Ciência, Astronomia, Ficção Científica e Conhecimento Aliado à Diversão.
Deixe o seu comentário.