Páginas

sábado, 13 de dezembro de 2014

O QUE ERA FICÇÃO VIROU REALIDADE...

ESTÁ CHEGANDO A HORA DE POVOAR OUTROS PLANETAS












Todo mundo sabe que a Agência Espacial Americana (NASA) já mandou alguns robôs para Marte e fez várias observações sobre o que tem lá. Mas explorar o planeta vermelho com pessoas ainda não aconteceu. Mas vai acontecer. Daqui uns 10 anos. 

No início desse mês para ser mais preciso numa quinta-feira (04), a NASA pretendia dar início a um projeto que pretende levar astronautas a Marte pela primeira vez. 

A cápsula Orion teve previsão para ser lançada às 10h05, do dia 4 de dezembro, mas nesse dia os ventos fortes e um problema técnico impediram a partida em Cabo Canaveral, na Flórida. Depois dessa primeira tentativa frustrada, a cápsula Orion da NASA partiu no dia seguinte para o seu teste inaugural. Lançada por um foguetão Delta IV de Cabo Canaveral, na Florida, Estados Unidos, a cápsula deu duas voltas à Terra e mergulhou na perfeição, no oceano Pacífico, às 16h29. 











No futuro, o aparelho poderá levar astronautas até asteroides, à Lua ou mesmo Marte( Na verdade o principal objetivo).


Mas no seu primeiro voo de testes, esteve vazia por uma questão de segurança. 
O foguetão, o mais potente que existe na nossa realidade terrestre. Muito pouco se comparado as outras tecnologias existentes no universo, largou a cápsula no espaço 17 minutos após a partida e alcançando uma altitude máxima de 5.800 KM. Retornando da viagem de teste e entrando na atmosfera terrestre a cerca de 30.000 KM/H. Nessa entrada ou reentrada como queiram, esteve exposta até 2.200 graus Celsius sem falar na força gravitacional que foi de 8 vezes supeiror à da Terra.
Este teste vai servir aos técnicos da agência espacial norte-americana NASA para avaliar o comportamento do escudo térmico da cápsula, os pára-quedas e a eletrônica, fatores estes responsáveis para uma viagem tripulada.

William Hill, administrador-adjunto da NASA, disse: “É sem dúvida a missão mais importante da NASA feita este ano. E foi verdadeiramente o primeiro passo da nossa viagem até MARTE”.



Esta cápsula pode levar até quatro astronautas para missões até 21 dias. O próximo lançamento está previsto para 2018, por um novo foguetão que está em desenvolvimento. Em 2021, deverá ser feito o primeiro voo tripulado, que poderá ser uma viagem até à órbita da Lua. Mas a meta será MARTE. Mas vale lembrar que a última vez que a humanidade caminhou na Lua foi há 42 anos, em Dezembro de 1972, na missão norte-americana Apolo 17, a última missão Apolo, que três anos antes tinha posto o primeiro homem na Lua, Neil Armstrong. 

Desde então, nenhuma outra missão pôs seres humanos noutro corpo do sistema solar. O próximo teste da Orion (talvez o último antes da viagem tripulada) está programado para 2018. Foi há 42 anos, que tal relembrarmos essa viagem até a LUA? 




Mas dessa vez mais detalhadamente desde o início, aqui nos próximos post do 
Sopro Solar... 

Veja o vídeo do lançamento.        
https://www.youtube.com/watch?v=XvQxAEWasI0


Todas as imagens, filmes e etc são marcas registradas dos seus respectivos proprietários.

Um abraço e até o próximo Post

SOPRO SOLAR                 
O blog de quem curte Ciência e Ficção Científica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOPRO SOLAR, o blog de quem curte Ciência, Astronomia, Ficção Científica e Conhecimento Aliado à Diversão.
Deixe o seu comentário.