Páginas

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

HECATOMBE !!!


Qual a origem da palavra hecatombe

A palavra hecatombe vem do grego antigo. Seu prefixo significa cem e seu sufixo boi. Foto: AFP
A palavra hecatombe vem do grego antigo. Seu prefixo significa "cem" e seu sufixo "boi"
Foto: AFP
Sempre que ocorre um grande desastre, uma catástrofe, seja natural, seja forçada por humanos, usa-se a palavra hecatombe para adjetivá-lo. É de senso comum a utilização da palavra, mas é por conhecimento do seu significado ou por costume e por "osmose" de tanto vê-la usada?
Atualmente, segundo o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, hecatombe ganhou o sentido figurado de "Morte de grande número de pessoas: uma hecatombe é a constante ameaça de uma explosão atômica". Ou seja, ganhou significado pelo uso, não por realmente ser de sua etimologia.

Então, qual o real significado? A palavra hecatombe vem do grego antigo. Seu prefixo significa "cem", seu sufixo significa "boi". Então, hecatombe são cem bois? Não. É o sacrifício de cem bois, na Grécia Antiga.
Com o tempo, passou a ser utilizado também para sacrifício de qualquer animal. Assim, como se fosse uma adaptação aos tempos modernos, hecatombe se tornou aplicativo a desastres. Chacinas, por exemplo, como no episódio conhecido por Hecatombe de Garanhuns, quando 300 cangaceiros mataram 13 civis no sertão nordestino.

Fonte: Terra
Todas as imagens, filmes e etc são
marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
Um abraço e até o próximo Post

Sopro Solar.                                         

O blog de quem curte  ficção científica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOPRO SOLAR, o blog de quem curte Ciência, Astronomia, Ficção Científica e Conhecimento Aliado à Diversão.
Deixe o seu comentário.