Páginas

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O SOL É MAIS DO QUE OS ASTRÔNOMOS ACREDITAVAM...

SOL É MAIS REDONDO DO QUE ASTRÔNOMOS ACREDITAVAM

O formato do Sol é mais constante e redondo do que os cientistas pensavam. Uma nova pesquisa publicada na revista Science, que usou imagens obtidas pelo Solar Dynamics Observatory, da NASA, mostrou que a variação na forma do sol durante o tempo é muito menor do que as estimativas previam.
A pesquisa foi feita por pesquisadores da Universidade do Havaí, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná. Até agora, os astrônomos presumiam que o formato do Sol mudava de acordo com seu ciclo de manchas solares. Mas, ao usarem os dados do observatório capturados durante dois anos, eles viram que essa variação era praticamente imperceptível. "Nesse período, o Sol evoluiu do valor mínimo de atividade de manchas solares para o máximo, o que deveria causar as maiores mudanças em seu  formato", disse Marcelo Emílio, pesquisador da UEPG e um dos autores do estudo. No entanto, o Sol permaneceu extremamente estável e quase não foi afetado pelo ciclo.
Como o Sol gira em torno de si mesmo, os cientistas também presumiam que ele teria um formato mais achatado: o diâmetro dos 'polos' seria menor do que o do 'equador'. No entanto, a partir da análise das imagens, eles descobriram que o astro é muito mais redondo do que o previsto. Na verdade, ele é tão redondo que, se redimensionado para o tamanho de uma bola de futebol, a diferença entre os diâmetros mais largo e mais estreito seria muito menor do que a largura de um fio de cabelo.
Os resultados sugerem que outras forças além da rotação e do ciclo de manchas solares podem ter influência em seu formato.

Fonte: Avantis e site da revista Veja

Todas as imagens, filmes e etc são
marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
Um abraço e até o próximo Post

Sopro Solar.                                          

O blog de quem curte  ficção científica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOPRO SOLAR, o blog de quem curte Ciência, Astronomia, Ficção Científica e Conhecimento Aliado à Diversão.
Deixe o seu comentário.