|
Planeta parecido com a nossa terra, mas não é o Planeta Ropros.
Mas bem que poderia ser!
Por favor, depois de ler, não deixe de escrever o seu comentário. Obrigado!
Uma equipe de astrónomos norte-americanos anunciou a descoberta de um planeta fora do Sistema Solar, com um tamanho semelhante à Terra, que poderia ser habitável.
“Astrophysical Journal”.
O Gliese 581g – cuja massa é três vezes superior à da Terra e que indica que poderá ser rochoso, orbita a sua estrela (a Gliese 581, uma anã vermelha) a uma distância que o coloca dentro da chamada “zona habitável”, onde a água poderá existir em estado líquido à superfície do planeta. O Glieseg 581g encontra-se a 20 anos-luz da Terra, na constelação Balança, e terá um diâmetro 1,2 a 1,4 vezes superior ao da Terra.
Os astrónomos estimam que a temperatura média do planeta à superfície se situe entre os 31 graus Célsius negativos e os 12 graus Célsius negativos.
Se for confirmado, este pode ser o planeta fora do Sistema Solar mais parecido com a Terra até agora descoberto e pode ser o primeiro a ser potencialmente habitado, escrevem em comunicado os autores, coordenados por astrónomos da Universidade da Califórnia, Santa Cruz, e do Instituto Carnagie, em Washington.
Para os astrónomos, um planeta “potencialmente habitável” é aquele que pode sustentar vida, não necessariamente um que os humanos considerem bom para se viver. Segundo os autores, a habitabilidade depende de fatores como a existência de atmosfera e de água em estado líquido.
Estas descobertas são o resultado de onze anos de observações no Observatório W. M. Keck, no Havai.
Desde 1995, os astrónomos já detectaram 490 planetas fora do nosso Sistema Solar. Mas acontece que a maioria é muito grande e muito quente, uma vez que se encontram muito perto da sua estrela.
Obs. do Sopro Solar : O nosso problema não é a distância para chegarmos lá, o nosso problema é a nossa tecnologia aeroespacial. Quem sabe aprendemos um pouco com os Ropranianos.
Pois o Glieseg 581g encontra-se a 20 anos-luz da Terra.
------------------- -----------------------
Um pouco de descontração... Mais curiosidades!
Curiosidades sobre Astronomia:
- Se morássemos em Netuno, nunca faríamos aniversário, pois um ano é o tempo que o um planeta leva para dar a volta ao Sol, e Netuno leva 165 anos terrestres para fazer essa trajetória.
- Você sabia que São Paulo já foi alvo de um meteoro? Este fenômeno ocorreu a apenas 35 kilômetros da região central de São Paulo. Ainda bem que isso foi há milhares de anos, porque se isso fosse hoje a cidade viraria pó em segundos.
- As estrelas não piscam. Nós vemos as estrelas piscando por causa da turbulência da atmosfera terrestre, que interfere na luz emitida por elas.
- Se o Sol morresse de morte súbita, nós só saberíamos que ele apagou 8 minutos e 15 segundos
depois. Isso porque a luz leva esse tempo para chegar até nós.
- O que é Estrela Cadente?
Não é estrela para começar. É um meteoro que entrou na atmosfera terrestre e emite luz porque
incandesce ao chocar-se com ela. As partes que caem no solo são chamadas de meteoritos.
Abraços a todos.
Sopro Solar!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SOPRO SOLAR, o blog de quem curte Ciência, Astronomia, Ficção Científica e Conhecimento Aliado à Diversão.
Deixe o seu comentário.