Páginas

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

O último Post de Hoje!!!

Nos últimos 20 anos, os ônibus espaciais levaram ao espaço mais de 1,3 milhões de kg de carga, transportaram mais de 600 pessoas, entre passageiros e pilotos, acumularam mais de três anos de tempo de vôo e percorreram aproximadamente 1,6 milhões de km.

 

Confira 10 fatos curiosos sobre os programas espaciais do nosso Planeta Terra.

1 - Não há um número certo de pessoas em uma sala de aula de candidatos a uma vaga de astronauta. A Nasa faz a seleção a partir das suas próprias necessidades. Um dos pré-requisitos para viajar ao espaço é ter mil horas de vôo em jatos.

2 - Um traje espacial pesa aproximadamente 127 kg (sem contar o peso do astronauta) e leva cerca de 45 minutos para ser vestido.

3 - O personagem Snoopy é o mascote pessoal de segurança dos astronautas.

4 - O Explorer 1, lançado em 31 de janeiro de 1958, foi o primeiro satélite artificial lançado pelos Estados Unidos. Ele permaneceu em órbita por 115 minutos e descobriu o cinturão de radiação na magnetosfera da Terra.

5 - Cada astronauta a bordo de um ônibus espacial tem à sua disposição 1,82 kg de comida por dia. Ela é armazenada individualmente para ser mais bem manejada em gravidade zero. Ela não precisa de refrigeração e, para ser consumida, basta adicionar água ou aquecê-la. As únicas exceções são frutas e vegetais, que são guardados em armários adequados, sem refrigeração. Para não estragar, cenouras e aipos precisam ser consumidos nos dois primeiros dias de missão. Sal, pimenta, ketchup, maionese e mostarda são alguns dos condimentos disponíveis a bordo.

6 - Um foguete tripulado leva menos tempo para chegar à Lua do que uma antiga diligência levava para atravessar a Inglaterra.

7 - A primeira estação espacial americana foi a Skylab, que era maior que um prédio de 12 andares e tinha 12 mil m³ de espaço livre.

8 - Embora possa parecer antiquado, a bandeira ainda é posicionada para que apareça na lateral da nave. Isto é feito de acordo com as normas americanas de posicionamento da bandeira dos Estados Unidos em aeronaves do país.

9 - A tradição de levar bandeiras dos Estados Unidos ao espaço começou com o primeiro americano que foi ao espaço, Alan Shepard, em 1961. Estudantes de uma escola primária de Cocoa Beach, na Flórida, compraram uma bandeira para Shepard carregar a bordo. Ela foi enrolada e posicionada entre os cabos atrás da cabeça do astronauta, dentro da espaçonave Freedom 7 Mercury. "As bandeiras americanas são um símbolo patriótico da nossa força, solidariedade e vontade de vencer", disse o administrador da Nasa da época, Daniel Goldin.

10 - Leva seis horas para um ônibus espacial ser transportado do prédio de montagem até a plataforma de lançamento.

Mensagem de Final de Ano!!!

          As Quatro Velas.


          Quatro velas estavam queimando ruidosamente, calmamente. O ambiente estava tão silencioso que podia-se ouvir o diálogo que travavam.
          A primeira vela disse:

___    Eu sou a Paz ! Apesar de minha luz as pessoas não conseguem manter-me, acho que vou apagar. E diminuindo devagarzinho, apagou totalmente.

          A segunda vela disse:

___    Eu me chamo Fé! Infelizmente sou muito supérflua. As pessoas não querem saber de mim. Não faz sentido continuar queimando.

          Ao terminar sua fala, um vento levemente bateu sobre ela, e esta se apagou.

          Baixinho e triste a terceira vela se manifestou:

___    Eu sou o Amor! Não tenho mais forças para queimar. As pessoas me deixam de lado, só conseguem se enxergar, esquecem-se até daqueles à sua volta que lhes amam.

          E sem esperar apagou-se.

          De repente... entrou uma criança e viu as três velas apagadas.

___    Que é isto? Vocês deviam queimar e ficar acesas até o fim.

          Dizendo isso começou a chorar.
         
          Então a quarta vela falou:

___    Não tenha medo criança. Enquanto eu queimar, podemos acender as outras velas. Eu sou a Esperança.

          A criança com os olhos brilhantes, pegou a vela que restava e acendeu todas as outras...

       ESPERO QUE A VELA DA ESPERANÇA NUNCA SE APAGUE DENTRO DE VOCÊ.

Tenha  Maravilhoso Ano Novo; é o que deseja o Sopro Solar.

Boas Festas e Feliz 2012!!!

Publicando em instantes a estatística do nosso público

Bom dia a Todos!

Estarei publicando daqui à pouco a estatística de acesso do nosso público Sopro Solar.
A partir do dia 15 de dezembro, data em que o Sopro Solar passou a entrar realmente no "Ar."
Data de criação do Sopro Solar - 25 de Agosto de 2011.

Estamos trabalhando na criação do nosso PODCAST, para quem ainda não sabe o que é um podcast.
Acesse o POST   : " PODCAST, para quem ainda não sabe o que é... "


Peço novamente, deixem seu comentários. Obrigado! 

Um abraços a todos e FELIZ 2012 !!!

Sopro Solar.

Sopro Solar - Nosso Público pelo Mundo e por Solarium.

Balanço

O público do Sopro Solar pelo Mundo(dados Reais) e pela "Galáxia de Solarium".
Dados à partir do Mês de Dezembro/2011 (à partir do dia 15).
 
Visualizações de página por país
Brasil
249
Estados Unidos
70
Rússia
16
Alemanha
8
Holanda
3
Reino Unido
2
Canadá
1
Moldávia
1
Ucrânia
1




 Ropros ...........................  03 Dogmus, Trentor e Airus
 Vaiper ...........................  15 Os oficiais do Q.G. Vaiper, mais Eleonora 
 Éris ...............................  25 Trabalhadores da estação de abastecimento de água  para Vaiper       
 TX300 ........................... 05 Os guardiões da Prisão
 Galáxia Solarium ........ 48  



Vamos aumentar esses números, indiquem Sopro Solar : http://soprosolar.blogspot.com/ 
para os seus amigos e contatos no Facebook, no Twitter e Orkut.

E participem do Blog, faça o seu cadastro. Seja um membro do Sopro Solar. 


Sopro Solar, já está com o seu Site em Construção, aguardem em 2012.

Boas Festas e Obrigado!!!!


Sopro Solar.



Boas Festas e Obrigado!!!!


Sopro Solar.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

CURIOSIDADES SOPRO SOLAR. MAIS UM PLANETA



Foi descoberto um planeta que pode abrigar vida



Fonte: O Estado de São Paulo

O planeta HD85512b está a 35 anos-luz da Terra e teria temperatura e umidade altas

Cientistas do Observatório Austral Europeu (ESO) descobriram um planeta a 35 anos-luz da Terra que poderia abrigar vida. Com uma massa 3,6 vezes maior que a da Terra, o novo planeta fica em uma região considerada "habitável" por cientistas: a estreita faixa ao redor de uma estrela em que poderia haver água em estado líquido.

Batizado de HD85512b, o planeta orbita uma estrela da constelação de Vela. Ele seria quente, com temperaturas entre 30 e 50 graus centígrados, e muito úmido.

50 novos planetas

O novo planeta é apenas um dos 50 descobertos pelos cientistas do Observatório Europeu do Sul, usando o telescópio Harps, que fica no deserto do Atacama, no Chile.

A descoberta foi anunciada durante um encontro de astrônomos nos Estados Unidos e será publicada na revista científica Astronomy and Astrophysics.

Destes planetas, 16 são considerados Super-Terras, planetas com uma massa maior que a da Terra, mas menor que a de gigantes gasosos como Júpiter, considerados inapropriados para abrigar vida.


 

Descobertas futuras



Cinco dos novos planetas têm uma massa não mais que cinco vezes maior que a da Terra.

"Estes planetas vão estar entre os melhores objetos de estudo para futuros telescópios espaciais, que vão procurar sinais de vida nas atmosferas dos planetas tentando encontrar, por exemplo, indícios da existência de oxigênio", disse Francesco Pepe, do Observatório de Genebra, que contribuiu para a pesquisa.

Com os resultados encontrados até o momento, os astrônomos dizem estar cada vez mais perto de descobrir outros pequenos planetas parecidos com a Terra em volta de estrelas similares ao Sol.

"Nos próximos dez a 20 anos, devemos ter a primeira lista de planetas possivelmente habitáveis nas proximidades do Sol", concluiu o líder do estudo, Michel Mayor.







Planeta parecido com a nossa terra, mas não é o Planeta Ropros.
Mas bem que poderia ser!

Por favor, depois de ler, não deixe de escrever o seu comentário. Obrigado!

Uma equipe de astrónomos norte-americanos anunciou a descoberta de um planeta fora do Sistema Solar, com um tamanho semelhante à Terra, que poderia ser habitável.
“Astrophysical Journal”. 
O Gliese 581g – cuja massa é três vezes superior à da Terra e que indica que poderá ser rochoso, orbita a sua estrela (a Gliese 581, uma anã vermelha) a uma distância que o coloca dentro da chamada “zona habitável”, onde a água poderá existir em estado líquido à superfície do planeta. O Glieseg 581g encontra-se a 20 anos-luz da Terra, na constelação Balança, e terá um diâmetro 1,2 a 1,4 vezes superior ao da Terra.


Os astrónomos estimam que a temperatura média do planeta à superfície se situe entre os 31 graus Célsius negativos e os 12 graus Célsius negativos.
Se for confirmado, este pode ser o planeta fora do Sistema Solar mais parecido com a Terra até agora descoberto e pode ser o primeiro a ser potencialmente habitado, escrevem em comunicado os autores, coordenados por astrónomos da Universidade da Califórnia, Santa Cruz, e do Instituto Carnagie, em Washington.
Para os astrónomos, um planeta “potencialmente habitável” é aquele que pode sustentar vida, não necessariamente um que os humanos considerem bom para se viver. Segundo os autores, a habitabilidade depende de fatores como a existência de atmosfera e de água em estado líquido.
Estas descobertas são o resultado de onze anos de observações no Observatório W. M. Keck, no Havai.
Desde 1995, os astrónomos já detectaram 490 planetas fora do nosso Sistema Solar. Mas acontece que a maioria é muito grande e muito quente, uma vez que se encontram muito perto da sua estrela.

Obs. do Sopro Solar : O nosso problema não é a distância para chegarmos lá, o nosso problema é a nossa tecnologia aeroespacial. Quem sabe aprendemos um pouco com os Ropranianos.
Pois o Glieseg 581g encontra-se a 20 anos-luz da Terra. 

                                            -------------------              -----------------------

Um pouco de descontração... Mais curiosidades!

Curiosidades sobre Astronomia:
- Se morássemos em Netuno, nunca faríamos aniversário, pois um ano é o tempo que o um  planeta     leva para dar a volta ao Sol, e Netuno leva 165 anos terrestres para fazer essa trajetória.

- Você sabia que São Paulo já foi alvo de um meteoro? Este fenômeno ocorreu a apenas 35 kilômetros da região central de São Paulo. Ainda bem que isso foi há milhares de anos, porque se isso fosse hoje a cidade viraria pó em segundos. 

- As estrelas não piscam. Nós vemos as estrelas piscando por causa da turbulência da atmosfera terrestre, que interfere na luz emitida por elas. 

- Se o Sol morresse de morte súbita, nós só saberíamos que ele apagou 8 minutos e 15 segundos
  depois. Isso porque a luz leva esse tempo para chegar até nós.

- O que é Estrela Cadente?
  Não é estrela para começar. É um meteoro que entrou na atmosfera terrestre e emite luz porque
  incandesce ao chocar-se com ela. As partes que caem no solo são chamadas de meteoritos.


Abraços a todos.

Sopro Solar!!!


Sigam SOPRO SOLAR no Twitter (@soprosolar)

Pessoal;
Sigam @soprosolar  no Twitter


SOPRO SOLAR

SOPRO SOLAR

@soprosolar Belo Horizonte MG
 
 

Curiosidades do Sopro Solar

Olá, sejam bem vindos!

Estarei publicando um ítem que será chamado de "Curiosidades do Sopro Solar".

Essa postagem virá com várias curiosidades sobre diversos assuntos.
Exemplo:  Astronomia; Física; Química; Matématica e Curiosidade diversas, como  HQ's, Filmes, História Geral e etc.

Hoje ainda, aguardem!!!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Bom dia; boa tarde ou boa noite!!!

Foi feita uma revisão no ínicio da nossa história...
Foram modificados nomes de personagens e alguns detalhes, pois foi publicado antes da hora.
Então aí vai a versão alterada...

Um abraço!
FELIZ NATAL À TODOS!!!

Sopro Solar.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

PODCAST, para quem ainda não sabe o que é...

PODCAST

Clique aqui para voltar para Podcast no Brasil.

Podcast é o nome dado ao arquivo de áudio digital, frequentemente em

formato MP3 ou AAC (este último pode conter imagens estáticas e

links), publicado através de podcasting na internet e atualizado via RSS.

Também pode se referir a série de episódios de algum programa quanto

à forma em que este é distribuído. A palavra é uma junção de Pod-

Personal On Demand (numa tradução literal, pessoal sob demanda)

retirada de iPod e broadcast (transmissão de rádio ou televisão).

O podcast em vídeo chama-se "videocast", frequentemente

em arquivo formato MP4. O termo "podcast" é creditado a

um artigo do jornal britânico The Guardian em 12 de fevereiro

de 2004, mas, nesse primeiro momento, o termo não se

referia ao formato de transmissão com RSS, o que só


aconteceu em setembro daquele ano, quando Dannie Gregoire usou

o termo para descrever o processo utilizado por Adam Curry.[1] O

"podcast" surge então como um novo recurso tecnológico, um canal

de comunicação informal de grande utilidade, que permite a

transmissão e distribuição de noticias, áudios, vídeos e informações

diversas na internet, o que contribui para a disseminação da


informação de maneira fácil, rápida e gratuita.


Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre. 

Clique aqui para voltar para Podcast no Brasil.
 Um abraço a todos!!!


Sopro Solar.                                          
O blog de quem curte  ficção científica