Páginas

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

METEORITO DE 300 QUILOS...


É ENCONTRADO NA POLÔNIA METEORITO DE 300 QUILOS

Segundo os cientistas poloneses que participaram da descoberta, o meteorito caiu na Terra há 5.000 anos e é composto de ferro, como o núcleo da Terra

Jornalistas tiram fotos do maior meteorito já encontrado na Polônia, pesando cerca de 300 quilos, em Poznan.
Jornalistas tiram fotos do maior meteorito já encontrado na Polônia, pesando cerca de 300 quilos, em Poznan. (Jakub Kaczmarczyk/AFP)
Geólogos poloneses confirmaram a descoberta do maior meteorito já encontrado no Leste Europeu. Os cientistas que examinam o meteorito na Universidade de Poznan acreditam que ele tenha caído sobre a Terra há 5.000 anos e seja composto principalmente de ferro, com rastros de níquel. Eles esperam que a descoberta ajude a entender a composição do núcleo terrestre.
"Sabemos que o núcleo terrestre é composto por ferro, mas não podemos estudá-lo. Aqui temos um 'convidado' do espaço exterior que é similar em sua estrutura e podemos examiná-lo facilmente", disse o professor Andrzej Miszynski à imprensa em Poznan, no oeste da Polônia, onde a descoberta foi anunciada, nesta quarta-feira.
Segundo Mizynski, o exame do meteorito pode ampliar nossos conhecimentos sobre a origem do Universo. "Trata-se da descoberta mais importante deste tipo nesta parte da Europa", disse.
Dois caçadores de meteoritos, usando um detector eletromagnético, encontraram o objeto de 300 quilos, em forma de cone, no final de setembro, em Morasko, ao norte da cidade de Poznan, região onde, até agora, já foram descobertos cerca de 1.500 quilos de meteoritos.

Perguntas & respostas

  • Qual a diferença entre asteroide, meteorito e meteoro?Asteroides são corpos celestes menores que planetas que vagam pelo Sistema Solar desde sua formação, há 4,6 bilhões de anos. Meteoritos são pedaços de asteroides que eventualmente atingem a superfície da Terra. Meteoros são os rastros luminosos produzidos por pedaços de asteroides em contato com a atmosfera da Terra, resultado do atrito com o ar, e são popularmente reconhecidos como estrelas cadentes.
  • Meteoritos deram origem à vida na Terra?A hipótese de que a vida veio do espaço, na 'carona' de rochas espaciais, não é o modelo dominante, mas também não se descarta. É o que embasa uma série de pesquisas no campo da chamada astrobiologia. Há também pesquisadores que consideram que o impacto de meteoritos e a formação de crateras favoreceram o aumento da biodiversidade.
  • Meteoritos acabarão com a vida na Terra?Milhares de meteoros atravessam nossa atmosfera todos os dias. A maioria não passa de poeira espacial. Estima-se que uma grande colisão ocorra a cada 100 milhões de anos. A única extinção em massa associada a uma colisão de meteorito foi a dos dinossauros, 65 milhões de anos atrás. Ainda assim, existem pesquisas mostrando que as espécies então já estavam ameaçadas por causa de uma série de razões. O asteroide de 10 quilômetros de diâmetro apontado com o vilão da história teria apenas acelerado o inevitável destino dos dinossauros.
  • O homem pode proteger a Terra de um grande asteroide?Astrônomos monitoram constantemente a aproximação de corpos celestes. A hipótese é improvável, mas caso um enorme asteroide apareça em rota de colisão com a Terra, os cientistas já sabem o que sugerir: em vez de explodi-lo, como no filme Armageddon, desviá-lo. Os pesquisadores consideram factível instalar desde velas especiais para capturar o vento solar até motores de íons.
gráfico meteoritos
Fonte: Veja.com(Com Agência France Presse)

Todas as imagens, filmes e etc são
marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
Um abraço e até o próximo Post

Sopro Solar.                                          

O blog de quem curte  ficção científica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOPRO SOLAR, o blog de quem curte Ciência, Astronomia, Ficção Científica e Conhecimento Aliado à Diversão.
Deixe o seu comentário.