Páginas

sábado, 20 de setembro de 2014

MARTE RECEBERÁ VISITANTE EM OUTUBRO DE 2014

Seria o "Outubro Vermelho" em Marte?

No próximo mês(outubro/2014) um cometa que foi descoberto em 3 janeiro de 2013 por Robert McNaught, 

no Observatório Siding Spring, em Nova Gales do Sul, Austrália e foi batizado de C/2013 A1 Siding Spring poderá colidir com Marte.







Uma colisão desse tipo poderia adiar por longas décadas os futuros planos de colonização de Marte. A nuvem de detritos gerada pela colisão bloquearia a luz solar, diminuindo ainda mais a temperatura na superfície do planeta.





Se isso se concretizar poderá resultar em uma liberação de energia de 20 bilhões de megatons (um megaton é igual à energia da explosão de 1 milhão de toneladas de TNT), o que deixaria uma cratera de 500 quilômetros de largura por dois de profundidade. Para se ter ideia, a Tsar Bomba, maior artefato nuclear explodido pelo homem, tinha 50 megatons.


As dimensões do C/2013 A1 Siding Spring são entre 10 e 50 quilômetros e a colisão ocorreria a 56 km/s o que equivale a aproximadamente 2.000 km por hora.
Especialistas acreditam que um impacto poderia mudar as características de Marte. A quantidade de dióxido de carbono liberado poderia causar um efeito estufa e deixar a fraca atmosfera marciana mais densa. Por outro lado, a liberação de poeira poderia bloquear a radiação solar e causar uma queda da temperatura no planeta. 

Se isso se concretizar seria o segundo evento do tipo observado na história humana: em 1994, o Cometa Shoemaker-Levy 9 atingiu Júpiter.

Mas novos estudos apontam que o cometa não atingirá Marte, embora não esteja completamente descartada a possibilidade de uma colisão. A aproximação máxima do cometa será extremamente pequena. 




Se o cometa não atingir Marte, poderá ser observado daqui da Terra, a partir de setembro, com pequenos telescópios e binóculos. E também poderá ser observado de Marte! Atualmente há oito espaçonaves ao redor de Marte e dois veículos automatizados em sua superfície. Eventualmente, a NASA pode instruir algum desses artefatos a capturar belas imagens da passagem deste cometa.

Veja essa pequena simulação que mostra como será a passagem do cometa, na visão da superfície de Marte!




Todas as imagens, filmes e etc são marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
Um abraço e até o próximo Post

Sopro Solar.                                          

O blog de quem curte Ciência e Ficção Científica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOPRO SOLAR, o blog de quem curte Ciência, Astronomia, Ficção Científica e Conhecimento Aliado à Diversão.
Deixe o seu comentário.