![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhVNfv1RBPKyhoRSAS1QLmpm6k9HL3qJj5JXkU7pWpv83BTyru95oqu2Ef-p2tYacG5ZKkiV73-PToLGWHJLSUrsB-1pfQ-_2WW_0qf5-lqVnRoxjKjoxB20cwB1cITsx2vhIFJh-dvxfhh/s280/materia_energia_escura.jpg)
Conforme já foi publicado aqui no Sopro Solar alguns post's relacionados indiretamente sobre esse assunto. Então resolvi falar nesse post o que é a chamada energia escura - dark energy. Então vamos lá!
A chamada "energia escura" ("dark energy") surgiu com novas teorias, que tentam explicar recentes observações astronômicas, as quais evidenciam fatos não explicados pelas teorias atualmente aceitas pelos físicos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjaqC9KYkK9PH5q3QE9b6zUtvzm_uKgA1gq__F0DyTCJ3DgNMiXPkrCyJQ13UPBTYv8rCUsTnhUDJIoFAzSFu3xjffXLRyespBh-GYNCTv1_aXXBy0cr-RmV2iibEb1lRrAJCs-krT5J-e1/s280/materia+galax.jpg)
Observações recentes indicam que a maior parte do Universo não é composto de matéria ordinária (fotões, neutrinos, protões, neutrões, etc) nem mesmo de matéria escura mas sim de uma forma de energia não luminosa que permea todo o espaço, a chamada ENERGIA ESCURA.
A evidência de que a energia escura é predominante no Universo atual tem origem essencialmente em dois tipos de observações. Por um lado, as observação relativas às anisotropias da radiação cósmica de fundo permitem-nos concluir que o Universo é plano pelo que a sua densidade de energia será igual à chamada densidade crítica. Existe ainda um conjunto distinto de observações que indicam que a densidade da matéria ordinária e da matéria escura contribuem com apenas cerca de 30% da densidade critíca. Por outro lado, a determinação da relação distância-luminosidade nas Supernovas do tipo IA indica que o Universo está em expansão acelerada. Esta aceleração é normalmente atribuída à presença da energia escura.
Enquanto a matéria está associada a uma força gravitacional atractiva que tende a tornar a expansão do Universo mais lenta, a energia escura é repulsiva e tende a acelerar a expansão. Combinados, esses resultados sugerem que cerca de 70% do Universo é constituído por energia escura e cerca de 30% por matéria, sendo que aproximadamente 25% é matéria escura e 5% matéria ordinária.
No entanto, não se conhece qual a natureza desta energia escura. Do ponto de vista observacional é fundamental determinar se a densidade de energia escura é constante no tempo ou dinâmica, variando muito lentamente no tempo, tendo já sido propostas várias missões que se propõem levar a cabo esta tarefa. Em qualquer dos casos, existem já vários modelos teóricos que pretendem explicar a natureza e evolução da energia escura. Contudo, a sua existência dá origem a problemas técnicos difíceis do ponto de vista teórico, cuja resolução terá muito provávelmente consequências revolucionárias para a cosmologia e para a física fundamental.
Em particular, a evolução da densidade de energia escura determina o destino do Universo; se esta for constante ele continuará a expandir-se de forma acelerada, se não for ele deverá recolapsar, eventualmente até de uma forma catastrófica.
Fonte de Referências:
http://www.astronomytoday.com/cosmology/quintessence.html
http://www.discover.com/mar_01/featdark.html
http://focus.aps.org/v5/st8.html
http://www.jyi.org/issues/currentIssue/features/cull.html
http://physicsweb.org/article/world/13/11/8/1
http://www.sciencenews.org/20010407/bob14.asp
http://www.space.com/scienceastronomy/astronomy/farthest_supernova_010402.html
Todas as imagens, filmes e etc são
marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
Sopro Solar.
O blog de quem curte ficção científica
Um abraço e até o próximo Post
Sopro Solar.
O blog de quem curte ficção científica
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SOPRO SOLAR, o blog de quem curte Ciência, Astronomia, Ficção Científica e Conhecimento Aliado à Diversão.
Deixe o seu comentário.