![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiicIZVHfiCZZVVnA5ZKlPFXJQG59YrI6SSAqizeBT9upw5JeGDnavLRjhEcuOtKCnR3pXY37Gm4TRcGkOFV2DbgBCY0fNjEtV-kYUNURdhQSa75H7CP9qTQTUzxP862uW9gB9PMY0z-5uI/s1600/lua+mar.jpg)
LUA, 10 curiosidades.
Como é formada a superfície do único satélite natural da Terra? A Lua influencia no corte de cabelo? Os lobos só uivam para a Lua cheia? O que aconteceria se o nosso satélite desaparecesse?
Confira as respostas de especialistas para estas e outras curiosidades.
Mas antes, conheça um pouco da história da LUA.
A Lua sempre atraiu a atenção do homem, e este interesse ficou registrado na poesia, na literatura e na ficção científica. Há duzentos anos, em uma famosa obra de ficção intitulada "De la Terre à la Lune" (1865), Júlio Verne escreve sobre um grupo de homens que viajou até a Lua usando um gigantesco canhão.
Com a derrota da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial, os EUA e a URSS capturaram a maioria dos engenheiros que trabalharam no desenvolvimento do foguete V-2 (veja também Operação Paperclip). Particularmente importante para os EUA foi a captura de Wernher von Braun, um dos principais projetistas alemães, que participou ativamente do programa de mísseis balísticos dos EUA e depois dos primeiros passos do programa espacial estadunidense (tendo sido, inclusive, o líder da equipe que projetou o lançador Saturno V que levou as naves Apollo para a Lua).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjSIpKhuz6b3i1GMM3SqoNvNaqbCYi_4KBO29MSPI1LbGAN-46CJQ4euLjOWhHw28rsncK0uRgg0IICq_ZmGEN8kNG8CbM4o96J4Ka0G5Je-bkr2fX2Nmajk1_EHUzfiovVee2A5l3JkYXD/s280/lua+pouso.jpg)
Como a Lua influencia nas marés?
Com a sua força gravitacional, a Lua “puxa” os oceanos em sua direção. Essa força tem a ver com a massa dos corpos e a distância entre eles. Quanto maior e mais perto, maior a força. O Sol também afeta as marés, mas menos, já que está mais longe da Terra do que a Lua. As marés mais altas ocorrem quando Sol e Lua estão do mesmo lado da Terra, somando as suas forças.
A Lua influencia no corte de cabelo?
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgk3dr8IshUOBSJbi8koFDC4YfBwK0rmGJGRmxXMnGnrKM1sxI2tfd2JRgN8Nb5vkTiVIH_tT8tzz2agabPfVF43u_ND-FZv2RMxe_THLsVYeQgslFdsgEIII5CtPfeN7-dCAxIYwZI4If5/s280/lua+cabelo.jpg)
O dermatologista Paulo Zubaran, especializado em medicina estética e tricologia, explica que esse mito surgiu no passado. “As pessoas formularam o seguinte pensamento: se o corpo humano é constituído por 70% de água, por que não poderia sofrer também a mesma influência que a Lua exerce sobre as marés?”. A associação é errada, pois a influência deste astro sobre as marés é devida à força gravitacional, que, por ser ínfima, só se percebe quando uma massa muito grande – como os oceanos – está envolvida. Conclusão: independentemente do dia em que você corte, seu cabelo seguirá crescendo cerca de 1 cm por mês.
O que aconteceria se a Lua desaparecesse?
Dentre as possíveis consequências, o professor Enos Picazzio destaca duas: mudanças climáticas e no ecossistema marinho. “As estações sazonais são consequência da inclinação do eixo de rotação da Terra. Se essa inclinação variar, o ciclo sazonal muda, alterando as zonas climáticas e provocando longos períodos de glaciação nos hemisférios”, explica. Como a Lua influencia as marés, seu desaparecimento afetaria a vida marinha.
“A circulação de correntes marinhas arrasta pequenos organismos vivos, como o plâncton, fundamentais na base da cadeia alimentar dos ecossistemas aquáticos”, afirma o professor.
Os lobos só uivam para a Lua cheia?
Não, os lobos não uivam para a Lua. Aparentemente, o motivo para fazermos essa associação, destaca Carlos Camargo Alberts, professor de Zoologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), é porque eles ficam mais ativos durante a Lua cheia. “Essa maior atividade, no entanto, não tem a ver com a caçada, já que na luminosidade mais intensa da Lua cheia, as presas do lobo podem percebê-los mais cedo”, explica. Portanto, a Lua cheia acaba sendo um período de fome para os lobos e a maioria dos outros predadores noturnos.
Entre outras motivações, os lobos uivam para renovar os laços sociais dentro da alcateia. “Quando um lobo começa a uivar, outros membros do grupo se aproximam”, observa Alberts. Outra função do uivo é usá-lo para reencontrar o bando por meio do som.
Por que, às vezes, a Lua aparece de dia?
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiLt202jtBmMb59pPQfZrKVrLzRlicR8vJzD-bLCgyjNtCGDUsWf2lNjorQd3QXXDXBOTHYa_EtxOEJ3w5VaUBBxNt0lTGSPyy79zz-mJC2Ux02-MbHvqIVFBiUNL-Q7IZHT2gCHfal4UYo/s280/lua+dia+no+ceu.jpg)
O que é um eclipse lunar?
É um fenômeno que ocorre quando a Terra fica entre o Sol e a Lua, e esta última é encoberta total ou parcialmente pela sombra do nosso planeta. Isso ocorre apenas na fase de Lua cheia e quando Lua, Terra e Sol estão quase alinhados, explica o professor Enos Picazzio, do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IGA-USP).
Por que o homem não voltou mais para a Lua?
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg4hJ76AWNuMj3Wa2jRQyh9gje3qKd9kvMHsXfOHkJL2j3G2gpMRNVPrTgQbEmDREs4h7-ciDaP7NoAnVlm_A328h8MEfkSyE-IVG92Kvui5ork8D9nP7t2myI8ljDIMTQ5NxEU937n7I6e/s280/lua+volta.jpg)
Foi em 20 de julho de 1969 que o mundo assistiu ao pouso do módulo lunar da Apollo 11, batizado de Eagle, no solo de nosso satélite. Duas horas após o pouso, Neil Armstrong saiu da nave e entrou para a história como o primeiro homem a pisar na Lua, seguido por seu companheiro Edwin Aldrin. Posteriormente, outros 10 astronautas pisaram na Lua.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEigiUBUskEyi4GzvAGswX8K-ks1kZB3PCYX7Jten9EjLrVvwL0wDLf3vLg5FIiA18DLihch80ZK_5pL3_EJwpyuYOgxzGv-L3MAyHTWbreeLKon61rYhsTdmAqFNOIS0ACOCFqghoPNjG1A/s280/lua+superficie.jpg)
Já os mares, que não possuem água, são regiões mais escuras e planas, ricas em basalto (rocha resultante de vulcanismo ocorrido no passado, já que, atualmente não há vulcanismo na Lua).
A lua da Terra tem um nome próprio, como as luas de outros planetas?
O nome próprio do satélite da Terra é Lua, por isso deve ser escrito em maiúsculo. Segundo o professor Enos Picazzio, tornou-se comum usar “lua” como sinônimo de satélite natural, mas isso deve ser evitado. “Muitos fazem essa associação, mas é bom evitar. Imagine alguém ouvindo a frase ‘a lua da Terra é a Lua’. Parece declaração de doido! Para uma criança, isso é grave porque ela vai se confundir”, comenta o professor do Departamento de Astronomia do IGA-USP.
Quanto maior a massa do planeta, maior será sua família de satélites. Enquanto a Terra tem apenas um satélite natural, Mercúrio e Vênus não têm nenhum. Marte tem dois: Fobos e Deimos. Já Júpiter tem 63, sendo que o maior é Ganímedes (que é maior que o planeta Mercúrio).
A Lua pode ser vista de outros planetas?
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhTPMh4LNO9smZudAWRGRbvvtiGzyT_02KtDTr7zE05Y2rf13mGzNz7NV-xOtKMSBAaVVOGaUyeRuAP3A1zo8ULJ-S6ilj4qODNyLsKVUu-2Wxg4pXqkRj1MzaFu65VMDSEQdiXZeWK9HG_/s280/lua+vista+de+outro+planeta.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SOPRO SOLAR, o blog de quem curte Ciência, Astronomia, Ficção Científica e Conhecimento Aliado à Diversão.
Deixe o seu comentário.