Simplificadamente, um buraco negro é um corpo celeste de massa muito grande para o espaço que ocupa, resultando um campo gravitacional tão forte do qual nem sequer a luz pode escapar.
Fonte Terra - Foto: Reprodução
![Buracos negros são invisíveis, mas a matéria capturada por ele acaba formando uma espécie de disco Foto: Reprodução Buracos negros são invisíveis, mas a matéria capturada por ele acaba formando uma espécie de disco Foto: Reprodução](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_t2OG_j2VkBDvwRStY0c-y-FkpD9pIs_4upg9P16mKkf_zBrcN7QHXD_XZuNIkJ8pCcMfYt7Z_NYjshIY0uCwnxDrfM6m9DVvQIJT0leg74hDtohCwNqv78UJbNeoOoSgd3yI66EsUvIOCGSN-ZWuoZNe9gPLQZbJCfopWy_4z0z9kxm0Wl1fx_GM48vXp8tZOV=s0-d)
Buracos negros são invisíveis, mas a matéria capturada por ele acaba formando uma espécie de espiral chamado disco de acreção
"A matéria atraída pelo buraco negro em geral tem movimento angular, por isso é capturada por um disco, no qual fica girando até se precipitar no centro", explica a astrônoma da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Thaisa Storchi Bergmann.
O buraco negro ocorre, por exemplo, quando uma estrela não possui mais pressão suficiente para produzir uma força para fora que contrabalance o peso de suas camadas externas. "Essas camadas caem sobre as internas produzindo uma implosão que dá origem ao fenômeno", diz a astrônoma.
Os buracos negros são invisíveis por não emitirem radiação, por isso é impossível visualizá-los. No entanto, ele exerce força gravitacional sobre os corpos ao seu redor. Segundo Thaísa, só assim os astrônomos conseguem detectá-los.
"Devido à sua atração gravitacional, os buracos negros produzem movimento em corpos ao seu redor. Por meio desse movimento que é feita sua detecção", finaliza.
Para dar uma idéia da força dessa atração gravitacional, vejam abaixo uma animação em vídeo de um Buraco Negro destruindo uma estrela.
Se tiver problemas em visualizar esse vídeo clique
AQUI !
Todas as imagens, filmes e etc são
marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
Um abraço e até o próximo Post
Sopro Solar.
O blog de quem curte ficção científica
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SOPRO SOLAR, o blog de quem curte Ciência, Astronomia, Ficção Científica e Conhecimento Aliado à Diversão.
Deixe o seu comentário.