Páginas

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

FOGUETE DA NASA EXPLODE LOGO APÓS LANÇAMENTO.

Foguete não-tripulado da NASA explode após lançamento


Um foguete Antares não-tripulado explodiu segundos depois de ser lançado de uma plataforma particular na Virginia, nos Estados Unidos, nesta terça-feira, mostrou uma transmissão da NASA TV.

O foguete, da altura de um prédio de 14 andares, construído e lançado pela Orbital Sciences, decolou às 20h22 (horário de Brasília) da plataforma Wallops Flight Facility e explodiu segundos depois.


A causa do acidente não foi divulgada imediatamente. 

Este foi o primeiro lançamento noturno do foguete Antares, informou a Orbital.

A missão, conhecida como CRS-3, era a quarta viagem da Orbital para a ISS, contando com o voo de demonstração.

Na segunda-feira, o lançamento foi adiado por 24 horas, devido à presença de um navio no Atlântico, dentro do perímetro de segurança determinado para a operação.

A Cygnus deveria se acoplar à ISS em 2 de novembro. Quase um terço da carga (cerca de 700 toneladas) correspondia a material para experimentos científicos.


Um desses experimentos é sobre a irrigação do cérebro e do coração quando na ausência de gravidade. Os resultados dessa experiência podem ter efeitos no tratamento de doenças neurológicas, como o Mal de Alzheimer.

A missão que deveria iniciar nesta terça era a terceira prevista no contrato de US$ 1,9 bilhão firmado pela Nasa com a Orbital Sciences Corporation para o abastecimento da ISS.

A Orbital utilizou cápsulas Cygnus nas entregas feitas em janeiro e julho deste ano.

Fonte: Irene Klotz, de REUTERS



terça-feira, 28 de outubro de 2014

A MAIOR MANCHA SOLAR E ERUPÇÕES SOLARES SÃO REGISTRADAS.

Surge A Maior Mancha Dos Últimos Anos

NASA registrou, na região do Sol que os astrônomos chamam de AR 12192, a maior mancha dos últimos 24 anos. A mancha também é a maior do atual ciclo solar.


As manchas solares são áreas menos quentes na superfície do Sol provocadas por mudanças repentinas em seu campo magnético. A cada 11 anos, o Sol completa um ciclo solar. Em cada um deles, o astro passa por um período no qual atinge um pico de atividades, o chamado máximo solar.
Durante o máximo, a ocorrência de manchas solares é mais comum. Entretanto, o ciclo atual tem se caracterizado pela pouca ocorrência de manchas.
"O tamanho previsto e observado no ciclo solar atual indica que ele é o com menos manchas desde 14º ciclo", afirma a NASA em seu site. O 14º ciclo aconteceu entre 1902 e 1913. O atual ciclo solar é o 24º. A contagem dos ciclos foi iniciada em 1755.
Quanto maior o número de manchas, maior o número de erupções no Sol. Em geral as manchas solares se desenvolvem em pares e algumas manchas já observadas cobriam uma área maior que a do planeta Júpiter.
As zonas mais frias do Sol, denominadas de manchas solares, são intensos campos magnéticos que atraem e acumulam uma camada de plasma que impede a saída de prótons e elétrons emitidos, quando a pressão rompe a bolha formada ocorre a erupção solar. Estas regiões escuras na superfície do Sol, aproximadamente 1500°C mais frias, não surgem aleatoriamente em qualquer ponto. Primeiro aparecem nas latitudes médias do Sol, acima e abaixo do equador, e vão se expandindo, com o aumento da atividade solar, em direção ao equador.

Erupções solares apresentam maior atividade em 24 anos!

Erupções solares
O máximo solar também é um período caracterizado pela maior ocorrência de erupções solares. O sol lançou várias erupções nos últimos dias, demonstrando o maior nível de atividade na estrela em 24 anos. As informações são do The Independent.
Entre os dias 19 e 26 de outubro, seis erupções solares foram registradas. Cinco delas foram da Classe X, categoria que reúne as ocorrências de nível mais intenso desse tipo de fenômeno.
Existem três categorias de "erupções":
  • Erupções classe X: são importantes e grandes erupções que podem desencadear a suspensão de diversas atividades eletromagnéticas, suspender as transmissões das estações de rádio em todo o planeta e produzir tempestades de radiação de longa duração.
  • Erupções classe M: são erupções de média intensidade que afetam as regiões dos pólos e rápidos bloqueios nas emissões radiofônicas.
  • Erupções classe C: são pequenas erupções e não afetam o planeta.
Segundo os astrônomos, as erupções ou tempestades solares são caracterizadas pela emissão de rajadas de radiação no espaço pelo Sol. Esse tipo de fenômeno gera interferências que podem afetar as comunicações por rádio ou via satélite. Segundo a publicação, o nível de atividade solar deve ser alto para os próximos dias, uma vez que a mancha continua a crescer.

6 DIAS DE ESCURIDÃO... VERDADE ou MENTIRA?

Verdade ou mentira? Nasa prevê 6 dias de escuridão completa para Terra

Ouviu falar sobre aquela conversa de escuridão total da Terra, prevista pela NASA? Descubra de vez se é verdade ou não...




Não é de hoje que os fenômenos que acontecem literalmente acima de nós, no espaço, nos assustam de uma maneira particular. Isso, claro, acontece porque a maioria não tem o mínimo conhecimento sobre a área e, como é de se esperar, a falta do saber acaba mistificando o assunto.
Para completar a situação, caiu na rede, recentemente, uma história de que a Terra seria complemente envolvida por uma escuridão profunda no mês de dezembro, que se estenderia entre os dias 16 e 22 do próximo mês. A notícia, segundo contam, foi divulgada pela própria NASA (só que não), que teria identificado uma intensa tempestade solar – a maior dos últimos 250 anos – que duraria em torno de 216 horas.
Além disso, nesse período, nosso planeta passaria por uma espécie de “realinhamento”. Ou seja, nós enfrentaríamos poeiras e detritos espaciais, que bloqueariam 90% da luz solar e, como se não bastasse, ainda passaríamos por três dimensões diferentes, responsáveis por operar em nosso mundo inúmeras mudanças (que ninguém nunca explicou de que natureza seriam).
Parece até história de ficção científica, não é mesmo? Pois é, quem também achou isso não está errado. Isso porque todo esse papo não passa de historinha para “boi dormir” e já foi confirmado que ninguém da NASA nunca disse nada disso. 
Aliás, tudo parece apocalíptico demais para ser verdade. Ao que tudo indica, essa é mais uma polêmica “profecia”, como a história do calendário Maia, que virou febre no mundo inteiro em 2012 e que previa o fim do mundo.

Bom, então mistério resolvido: é tudo mentira mesmo!!!






Todas as imagens, filmes e etc são marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
Um abraço e até o próximo Post

SOPRO SOLAR                 

O blog de quem curte Ciência e Ficção Científica


segunda-feira, 27 de outubro de 2014

RESULTADO DAS ELEIÇÕES 2014 POR ESTADO OU REGIÃO

A eleição já passou, mas veja ou reveja os resultados aqui...

Para isso, basta clicar no link abaixo e depois escolher no mapa o Estado que você deseja pesquisar. Fácil assim!



Acesse o Link divulga.tse.jus.br para Candidatos ao cargo de  
Governador e Presidente.

Todas as imagens, filmes e etc são marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
Um abraço e até o próximo Post

SOPRO SOLAR                 

O blog de quem curte Ciência e Ficção Científica

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

UMA VERDADEIRA CHUVA DE METEOROS PASSA PELA TERRA HOJE E NOS PRÓXIMOS DIAS!

Chuva de meteoros passa pela Terra nesta segunda (20) e também nos dias 21 e 22.


O que acontece todo ano, entre os dias 20 e 22 de 
outubro, é que a Terra atravessa a região onde passou o 

cometa em suas órbitas anteriores. Isso produz a chuva 

de meteoros Orionídeos, associada ao Cometa Halley.







A partir desta segunda-feira (20) uma chuva de meteoros do Cometa Halley passará próximo do nosso planeta e poderão ser vistos a olho nú nos locais com poucas nuvens e poluição.
A passagem do Cometa Halley em 1986 fez com que corpo celeste se desfragmentasse por conta do alto calor e deixasse para trás centenas de pequenos meteoros, que orbitam em áreas próximas a Terra.


De acordo com Daniela Lazzaro, pesquisadora e professora do Observatório Nacional do Rio de Janeiro, a chuva de meteoros é um evento que acontece duas vezes por ano, mesmo que o Cometa Halley só passe próximo da Terra a cada 75 anos.





Segundo as previsões feitas pelos observatórios do País, o melhor horário para visualizar a chuva de meteoros será na madrugada do dia 21 de outubro, entre as 2h e 4h, mas será possível ver resquícios da chuva até o dia 22.

Esse fenômeno acontecerá em uma altura de 80 a 100 km em relação à superfície, a chuva de meteoros não causará nenhum efeito prejudicial para a Terra. 

Como o Sopro Solar já tinha anunciado aqui veja o post (reportagem) nessa última quarta-feira (15) por volta das 22h em Recife, um clarão no céu repentino assustou os moradores. De acordo com Calil, a luz se tratava de um bólido, um meteoro que conseguiu entrar na atmosfera terrestre e entrou em combustão.
Especula-se que ele seja oriundo dos meteoros Orionídeos, os que passarão próximo da Terra hoje , amanhã e depois de amanhã, mas mesmo os bólidos raramente causam algum tipo de dano na superfície. 


Cometa Halley
O Cometa Halley é um cometa que passa nas regiões do Sistema Solar próximas da Terra a cada 75 anos. Ele foi o primeiro corpo celeste a ser reconhecido como periódico e foi descoberto pelo astrônomo e matemático Edmond Halley em 1696.



A última aparição do Halley foi em 1986, e a previsão é de que ele esteja de volta ao céu terrestre em 28 de julho 2061.



Todas as imagens, filmes e etc são marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
Um abraço e até o próximo Post

SOPRO SOLAR                 

O blog de quem curte Ciência e Ficção Científica



sábado, 18 de outubro de 2014

O QUE AÉCIO TEM A DIZER SOBRE O HORÁRIO DE VERÃO?

Só que essa porcaria vai continuarpois ele já começou!

Dercy Gonçalves sobre Horário de Verão
Cquote1.png Horário de verão que vá pra puta que pariu! Cquote2.png

Dadinho sobre Horário de Verão
Cquote1.png Horário de verão é o caralho! Meu nome agora é Zé Pequeno Cquote2.png

Regina Duarte sobre Horário de Verão
Cquote1.png Eu tenho medo (de perder a hora)! Cquote2.png

Reversal Russa sobre Horário de Verão
Cquote1.png Na União Soviética, o horário de verão se confunde com VOCÊ! Cquote2.png

Você tendo que acordar cedo no horário de verão 
Cquote1.png Que merda, ainda tá escuro e tenho que acordar pra ir à escola! Cquote2.png

Você ao chegar atrasado na escola, trabalho ou a onde quer que seja! 
Cquote1.png Zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz... Cquote2.png

O Aécio e a Dilma podem até não dizerem nada , mas essas pessoas aqui... Falaram!
QUE MERDA É ESSA DE HORÁRIO DE VERÃO? QUE NÃO SERVE PRA NADA!!!!!!! 

O Horário de Verão é uma maneira do governo gastar menos dinheiro com energia, em média R$0,01 por dia grande diferença, se você tem um modernissímo relógio cucu, você tem que avançar o ponteiro de madeira em uma hora e se você for muito high-tech e tiver um despertador do Batman você tem que apertar o botão das horas uma única eu disse uma única, PORRA! vez.








Curiosidades
 O que é


Nunca se sabe o dia que ele começará, e só depois que se descobre esta informação, se descobre o dia que termina, você deve acordar mais cedo para trabalhar e/ou estudar e isto acaba com seu dia, quando se está acostumando com o horário de verão ele volta ao normal devendo-se girar uma volta o ponteiro da hora para trás e em relógios digitais apertar o botão da hora 23 vezes. E também sabe-se lá que horas são na virada do ano no Reveilon. O horário de verão foi padronizado... 
Agora, todos os anos ele vai começar no terceiro domingo de outubro e terminar no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte!!

Na verdade o horário de verão não passa de dias mais longos e noites mais curtas,para que? pra estudarmos ou trabalhamos mais e dormimos menos?, quem foi o 
viado que inventou essa merda? Deve ter sido alguém que tenha insônia que não goste de dormir porque é muita burrice diminuir as horas sagradas do sono e aumentar as horas em que você fica acordado. 
Na verdade, o horário de verão foi feito para acabar com qualquer pessoa que acorde cedo
para ir trabalhar ou estudar.Veja bem, você já não gosta de ir para sua escola ou trabalho sem falar que tem que acordar as 06:00 da manhã no mínimo,isso se for sem tomar banho pra escola ou trabalho(nesse calor, sem banho nem pensar viu?) ,aí chega no fim do ano e vem essa merda de horário de verão e faz você acordar uma hora mais cedo,ísso acaba com qualquer um, mas você é obrigado a ir à escola/trabalho, e vai com a maior cara de zumbi amassada, porque levantou uma hora antes do que devia e não escovou os dentes porque mal sabia o que estava fazendo,mas mesmo assim vai pra sua escola ou trabalho.Chega lá, tá todo mundo igual a você até os professores ou chefe que nem queriam estar lá pra começo de conversa, com a maior cara de zumbi acabado, abrindo as pernas o bocão de sono,você senta na sua carteira ou mesa e não presta atenção em nada na escola ou não rende no trabalho, pois sua mente ficou dormindo em casa, e passa o resto do ano assim,vai pra escola ou trabalho dormindo, seu rendimento escolar ou sua produtividade cai se bem que sempre foi uma merda! Admita!, Você se fode na escola ou no trabalho e tudo isso para o governo economizar em energia míseros R$ 0,01.

[]O criador do horário de verão

A incrível idéia de adiantar os relógios para impedir que cidadãos de bem durmam embora
oficialmente a desculpa seja "economizar energia" surgiu em 1784, quando ainda não existia luz elétrica. Quem teve essa idéia de jerico foi ninguém menos que o viado do Benjamin Franklin. Sim, isso mesmo, foi aquele maluco inventor americano que descobriu a eletricidade alguns anos depois.
Na verdade ele queria economizar dinheiro em cera de vela, e não tendo nada melhor pra fazer e pensou "vou fuder todo mundo! "Realmente, só pode ter sido isso.

Deixe a sua opinião nos comentários... o que você acha a respeito desse horário de verão? O Sopro Solar já expressou a dele. expresse a sua opinião.

Fonte: Sopro Solar desciclopedia

Todas as imagens, filmes e etc são marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
Um abraço e até o próximo Post

SOPRO SOLAR                 


O blog de quem curte Ciência e Ficção Científica




CALOR NO BRASIL

Calor de outubro bate recordes históricos em DF,GO,SP,MS e Belo Horizonte iguala recorde de calor para 2014 


Onda de calor de outubro bate recordes históricos
O Instituto Nacional de Meteorologia confirmou nesta quinta-feira, 16 de outubro, que a temperatura máxima registrara ontem em Goiânia, capital de Goiás, igualou o recorde histórico de calor. A temperatura máxima registrada na aferição das 21 horas de 15 de outubro de 2014 foi de 39,4°C, a mesma temperatura que observada em 17 de setembro de 2007. As medições meteorológicas em Goiânia são feitas desde 1937.
Recorde de calor em Brasília

A onda de calor que se instalou sobre o Brasil continua atuando forte sobre a região de Brasília. A temperatura máxima de 15 de outubro de 2014 foi de 35°C. Foi a maior temperatura para o ano de 2014. A tarde 15 de outubro de 2014 foi a segunda mais quente da história climática de Brasília. A maior temperatura já registrada na cidade foi de 35,8°C em 28 de outubro de 2008As medições meteorológicas regulares do pelo Instituto Nacional de Meteorologia começaram em 12 de novembro de 1961.
Calor extremo em Mato Grosso do Sul
Temperaturas extremamente elevadas estão sendo observadas sobre o Mato Grosso do Sul nos últimos dias. Desde o início desta semana, este estado está sendo o mais quente do Brasil, com temperaturas de 40,0°C ou mais sendo registradas por quase todo o Estado.
Na tarde de 15 de outubro de 2014, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 42,9°C em Coxim, no norte de Mato Grosso do Sul. Esta temperatura está entre as 10 mais elevadas do Brasil pelos registros do Instituto Nacional de Meteorologia.


Rio 42°C
sexta-feira, 17 de outubro de 2014
A forte onda de calor que se instalou sobre o Brasil esta semana tem causado temperaturas extremamente elevadas em particular em áreas do Centro-Oeste e do Sudeste. Temperaturas de  40°C ocorrem todos os anos em várias áreas destas Regiões.

O Rio de Janeiro é uma das cidades da Região Sudeste que registram calor de 40°C ou mais quase todos anos na primavera e/ou no verão. A capital fluminense é a atual líder, e com larga vantagem, do “Clube das Quarentonas”, que reúne as capitais brasileiras que já registraram 40,0°C ou mais este ano. Em  2014, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura no Rio de Janeiro alcançou e até passou dos 40,0°C dez vezes!


Possibilidade de recorde no fim de semana
O atual recorde de calor é de 41,6°C, em 13 de outubro, na região da Vila Militar, na zona oeste carioca. Neste mesmo dia, o Alerta Rio registrou 42,0°C em Guaratiba.
O calor deve aumentar sobre todo o Estado do Rio de Janeiro no fim de semana e poderá bater novo recorde na cidade do Rio. Não se pode descartar também a chance de um recorde histórico, de todos os anos de medição. Este recorde absoluto de calor atualmente é de 43,2°C que ocorreu em 26 de dezembro de 2012, em Santa Cruz, na zona oeste.


Fim de semana de calor e praia
Cariocas e fluminenses vão passar o fim de semana do início do horário de verão com calor acima do normal, sol forte, mas a chance de chuva é remota. Algumas pancadas poderão ocorrer no sul fluminense, na divisa com Minas Gerais e São Paulo.
A chance de chuva só deve aumentar mesmo na segunda-feira com a chegada de uma grande frente fria. Esta Uma frente fria avança sobre o Sudeste a partir do domingo, 19, e no decorrer da próxima semana espalha chuva e ar polar sobre a Região que vão ajudar a temperatura baixar. Antes da chuva, muito calor no Rio de Janeiro.
São Paulo: calor pode bater novo recorde no fim de semana

Se você mora na região da cidade de São Paulo e tem menos de 71 anos, nunca sentiu um calor tão grande como nesta sexta-feira, 17 de outubro de 2014.
Foi um calor histórico, nunca antes observado, em nenhum mês, em nenhuma estação do ano!
O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 37,8°C de temperatura máxima no Mirante de Santana, na zona norte da cidade. Foi a maior temperatura observada neste local desde 1943, quando começaram as medições regulares.
Na zona sul também houve um recorde histórico de calor. A estação meteorológica operada pela USP, que fica em frente ao Zoológico, registrou 37,2°C nesta sexta-feira, a maior temperatura neste local desde 1933.

Calor pode aumentar no fim de semana
O calor extremo foi sentido esta semana em todo o Estado de São Paulo. Temperaturas de 38°C a 41°C foram registradas todas as tardes entre 13 e 17 de outubro, em grande parte do Estado.
A onda de calor ainda vai atuar sobre São Paulo neste fim de semana e o calor poderá ser ainda maior. Isto significa que até o domingo, a temperatura na cidade de São Paulo poderá bater novamente o recorde de calor histórico. Algumas simulações feitas em supercomputadores indicam que a temperatura poderá chegar aos 40°C no fim da semana.
Além do sol forte e do calor intenso, algumas pancadas de chuva já poderão ocorrer na tarde e noite do domingo.
SP e MS continuam com calor extremo
Calor continua extremo em SP e MS
A intensa onda de calor que está sendo observada sobre o Brasil fez desde o início desta semana tem causado temperaturas extremas, acima dos 40°C especialmente nos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo.
O que mais impressiona é que nestes dois estados, as temperaturas de 40°C estão sendo registradas em amplas áreas e todos os dias desde o começo desta semana.
O Estado de Mato Grosso do Sul está no centro da onda de calor e  vem sendo a região mais quente do Brasil nos últimos dias. As temperaturas registradas esta semana em Mato Grosso do Sul estão entre as mais altas observadas oficialmente no Brasil. Na quarta-feira, 15, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 42,9°C em Coxim fez 42,7°C na quinta-feira,16.
Os mapas mostram as temperaturas registradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia às 13 horas. Em São José dos Campos (SP) e em São Paulo (SP), as temperaturas são de aeroportos


Quando a onda de calor vai terminar?
A onda de calor só deve acabar com uma grande frente fria que está sendo esperada para a semana que vem. Esta frente fria vem trazendo uma forte massa de ar polar. A combinação do aumento de nuvens (evitam o sol forte), chuva (refresca o ar), ventos (mistura as camadas de ar, refresca e diminuição a sensação de calor) e do ar polar (mistura com o ar quente, refresca) vão fazer a temperatura baixar no Brasil.
A queda da temperatura começa a ser sentida no Sul no domingo e em estados como São Paulo e Mato Grosso do Sul durante a segunda-feira.
Calor ainda bate recorde no Brasil até a segunda-feira

A intensa onda de calor que está sendo observada sobre o Brasil fez com centenas de cidades brasileiras voltassem a registrar temperaturas acima dos 37°C nesta quinta-feira, 16 de outubro de 2014. As estações medidoras do Instituto Nacional de Meteorologia registraram marcas de 40,0°C ou mais em 20 cidades. Temperaturas desta ordem estão acontecendo desde o domingo, mas o número de locais com temperaturas de 40°C vem aumentando.
O que mais impressiona é que em Mato Grosso do Sul e também no interior de São Paulo, as temperaturas de 40°C estão sendo registradas em amplas áreas e todos os dias desde o começo desta semana.
O Estado de Mato Grosso do Sul está no centro da onda de calor e  vem sendo a região mais quente do Brasil nos últimos dias. Nesta quinta-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 42,7°C em Porto Murtinho, temperatura que fica entre as 10 mais elevadas oficialmente observadas no Brasil.
Brasil dos 43°C
Nesta quinta-feira, a temperatura no Sul chegou aos 39,3°C em Planalto, no sudoeste do Paraná, 42,7°C em Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul, 40,9°C em Barretos, no norte de São Paulo, 40,4°C em Paranã, no Tocantins e aos 40,4°C em Oeiras, no Piauí.


Recordes de calor
Novos recordes de calor ocorreram nesta quinta-feira em capitais brasileiras. Cuiabá, capital de Mato Grosso, bateu recorde com temperatura máxima de 40,6°C, igualando a marca do dia 11de outubro.
Palmas, capital do Tocantins, teve máxima de 40,8°C superando os 40,4°C dos dias 15 de setembro e 14 de outubro.
Mais recordes à vista
Até a segunda-feira ainda podem ocorrer vários recordes de calor nas capitais. Os mais prováveis são em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte, em Vitória em Goiânia, em Campo Grande, em Cuiabá, em Brasília e em Palmas.
Confira as maiores temperatura de 2014 nas capitais do Brasil registradas nas estações meteorológicas convencionais do Instituto Nacional de Meteorologia.
 
Recorde histórico em SP
O Instituto Nacional de Meteorologia  e também a Aeronáutica registram temperaturas de 40,0°C ou mais no interior de São Paulo desde o dia o dia 14 de outubro.
Em Franca, no norte de São Paulo, a temperatura máxima de 15 de outubro de 2014, na estação convencional , foi de 37,8°C sendo o novo recorde histórico absoluto da série de dados, que começou em 1911. Antes desta onda de calor, a maior temperatura em Franca era de 36,0°C em 4 de outubro de 1959.
Em Valparaíso, a temperatura máxima de  41,2°C registrada em 15 de outubro de 2014 foi a terceira mais alta temperatura registrada  no estado de São Paulo desde 1961, perdendo para os 41,3°C  registrados em Valparaíso e em José Bonifácio em 30 de outubro de 2012
Considerando um histórico de medições mais antigo do INMET (período de 1930 a 1960), só há um registro de temperatura mais alta que foi de 43,0°C em Iguape, no litoral sul paulista.
As temperaturas vão baixar no Sudeste e no Centro-Oeste com as grande mudanças no tempo esperadas para a semana que vem, quando uma frente fria finalmente terá força para vencer esta forte massa de ar quente que atua sobre o Brasil.


Qual a maior temperatura registrada no Brasil?
O calor e a secura do ar da segunda quinzena  de outubro de 2014 certamente vão entrar na lista de eventos meteorológicos especiais de muitos meteorologistas.
Para quem analisa temperaturas diariamente, como os previsores do tempo, impressiona não só a quantidade de cidades brasileiras que registraram temperaturas muito elevadas, acima dos 40°C, mas a persistência do calor extremo, por muitas horas consecutivas.
A lista de cidades onde a temperatura tem chegado aos 40°C vem aumentando desde o domingo, 12 de outubro.
15 de outubro: 21 cidades
14 de outubro: 15 cidades
13 de outubro: 14 cidades
Confira as cidades onde a temperatura foi igual ou superior a 40,0°C em 15 de outubro de 2014, pela medição de estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia


A maior temperatura oficialmente registrada no país até agora foi de 44,7°C na cidade de Bom Jesus, no Piauí, em 21 de novembro de 2005, pelo Inmet.
Veja as mais altas temperaturas já registradas no Brasil por órgãos oficiais.

O nível de umidade do ar também está muito baixo e impressionando. Nesta quarta-feira, 14 de outubro de 2014, baixou para 9% em Ibotirama, no interior da Bahia.
O Instituto Nacional de Meteorologia registrou umidade relativa do ar igual ou menor do 15% em 87 cidades que possuem estações meteorológicas automáticas.
Calor segue intenso também em Minas Gerais

Belo Horizonte iguala recorde de calor para 2014
Belo Horizonte teve um sábado muito quente e igualou o recorde de calor para 2014. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma temperatura máxima de 35,8°C na região central da cidade, mesmo valor medido em 14 de outubro. O calor poderá aumentar neste domingo
Mais calor em MG
Assim como ocorreu durante boa parte da semana, a temperatura segue bastante elevada em Minas Geras neste domingo. A forte massa de ar quente que influencia o Estado e a intensificação dos ventos de noroeste fazem com que os termômetros disparem ainda no período da manhã, em muitas áreas mineiras, inclusive na capital. Durante o sábado a temperatura ficou perto de 40°C em São Romão, em Ituiutaba, em Campina Verde e em Conceição das Alagoas e atingiu 36 graus na capital Belo Horizonte. O forte aquecimento até provocou pancadas de chuva, inclusive com granizo na região de Poços de Caldas. Para este domingo a previsão é de um dia de bastante sol e novamente com calor intenso no período da tarde. Até o final do dia são esperadas algumas pancadas de chuva, mas de forma isolada e apenas em pequenas áreas entre o Sul do Estado e a Zona da Mata. A temperatura deve superar os 40°C no oeste, no norte e no nordeste do Estado.
Belo Horizonte perto de um novo recorde de calor
O domingo fica ainda mais quente em Belo Horizonte. A Climatempo espera temperatura máxima entre 36 e 37 graus e um novo recorde de calor pode ser batido para o ano de 2014. A maior temperatura máxima, até agora, foi de 35,8°C no dia 14 de outubro de acordo com as medições do INMET
A partir de segunda-feira o tempo muda com o avanço de uma frente fria bem organizada pelo Sudeste. O dia ainda será muito abafado, porém as condições de chuva aumentam bastante e voltam a ocorrer pancadas de chuva à tarde e à noite em quase todas as regiões mineiras. Há risco de temporais, com granizo e ventania. Apenas o norte e o Vale do Jequitinhonha ainda ficam com tempo seco.
A chuva muito abaixo da média em Minas Gerais desde o início do ano deixa represas, rios e lagos secos. Alguns rios não estão mais navegáveis.

Delfinópolis (MG): balsa na no rio Grande não opera mais por causa do baixo nível do rio. Foto de Lucas Carvalho Basso_


Rio São Francisco em Pirapora (MG), em 2014. Foto de Hallyson


Rio São Francisco em Pirapora (MG), em 2013. Foto de Hallyson

Brasil acima dos 40°C
Calor de 40°C ou mais é comum nesta época em estados como o Tocantins, no interior do
Nordeste, no Pará e em Mato Grosso. Mas muitas áreas do Sudeste, do Centro-Oeste e o Paraná estão enfrentando esta semana uma onda de calor fazendo com que as temperaturas fiquem muito acima do normal.
O Estado de Mato Grosso tem sido o estado mais quente do Brasil nos últimos dois dias, com temperaturas acima dos 41°C. Ontem, a cidade de Três Lagoas registrou 41,9°C, a mais alta do país pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.
Às 14 horas desta quarta-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia registrava 42,0°C em Três Lagoas (MS), 41,4°C em Coxim (MS), 40,3°C em Porto Murtinho (MS), em Água Clara (MS) e em Miranda (MS). São Romão (MG) estava com 40,0°C.  Fez 40,3°C em Barretos (SP) às 13 horas. O aeroporto de Barra do Garças, em Mato Grosso, registrava 40,0°C nesta hora. A temperatura sobe mais nas próximas horas em todos estes locais.


Temperaturas registradas em 14 de outubro de 2014
Mas vem vindo aí uma grande frente fria associada a uma forte massa polar, que vai mudar o tempo completamente. Estas condições devem ocorrer só após o dia 20 de outubro, quando se espera a entrada de uma grande frente fria sobre o Brasil.


DICA DO SOPRO SOLAR: Cuidado com a desidratação, que não é necessariamente desmaiar por aí! A sua boca seca é um sinal de atenção, “amarelo” para a falta de água no corpo. Então vamos beber muita água, só lembrando para os apreciadores, que cerveja, apesar de conter água, não hidrata! 
















Fonte: climatempo

Todas as imagens, filmes e etc são marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
Um abraço e até o próximo Post

SOPRO SOLAR                 


O blog de quem curte Ciência e Ficção Científica