Páginas

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

UMA VERDADEIRA CHUVA DE METEOROS PASSA PELA TERRA HOJE E NOS PRÓXIMOS DIAS!

Chuva de meteoros passa pela Terra nesta segunda (20) e também nos dias 21 e 22.


O que acontece todo ano, entre os dias 20 e 22 de 
outubro, é que a Terra atravessa a região onde passou o 

cometa em suas órbitas anteriores. Isso produz a chuva 

de meteoros Orionídeos, associada ao Cometa Halley.







A partir desta segunda-feira (20) uma chuva de meteoros do Cometa Halley passará próximo do nosso planeta e poderão ser vistos a olho nú nos locais com poucas nuvens e poluição.
A passagem do Cometa Halley em 1986 fez com que corpo celeste se desfragmentasse por conta do alto calor e deixasse para trás centenas de pequenos meteoros, que orbitam em áreas próximas a Terra.


De acordo com Daniela Lazzaro, pesquisadora e professora do Observatório Nacional do Rio de Janeiro, a chuva de meteoros é um evento que acontece duas vezes por ano, mesmo que o Cometa Halley só passe próximo da Terra a cada 75 anos.





Segundo as previsões feitas pelos observatórios do País, o melhor horário para visualizar a chuva de meteoros será na madrugada do dia 21 de outubro, entre as 2h e 4h, mas será possível ver resquícios da chuva até o dia 22.

Esse fenômeno acontecerá em uma altura de 80 a 100 km em relação à superfície, a chuva de meteoros não causará nenhum efeito prejudicial para a Terra. 

Como o Sopro Solar já tinha anunciado aqui veja o post (reportagem) nessa última quarta-feira (15) por volta das 22h em Recife, um clarão no céu repentino assustou os moradores. De acordo com Calil, a luz se tratava de um bólido, um meteoro que conseguiu entrar na atmosfera terrestre e entrou em combustão.
Especula-se que ele seja oriundo dos meteoros Orionídeos, os que passarão próximo da Terra hoje , amanhã e depois de amanhã, mas mesmo os bólidos raramente causam algum tipo de dano na superfície. 


Cometa Halley
O Cometa Halley é um cometa que passa nas regiões do Sistema Solar próximas da Terra a cada 75 anos. Ele foi o primeiro corpo celeste a ser reconhecido como periódico e foi descoberto pelo astrônomo e matemático Edmond Halley em 1696.



A última aparição do Halley foi em 1986, e a previsão é de que ele esteja de volta ao céu terrestre em 28 de julho 2061.



Todas as imagens, filmes e etc são marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
Um abraço e até o próximo Post

SOPRO SOLAR                 

O blog de quem curte Ciência e Ficção Científica



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOPRO SOLAR, o blog de quem curte Ciência, Astronomia, Ficção Científica e Conhecimento Aliado à Diversão.
Deixe o seu comentário.