Páginas

sábado, 18 de outubro de 2014

CALOR NO BRASIL

Calor de outubro bate recordes históricos em DF,GO,SP,MS e Belo Horizonte iguala recorde de calor para 2014 


Onda de calor de outubro bate recordes históricos
O Instituto Nacional de Meteorologia confirmou nesta quinta-feira, 16 de outubro, que a temperatura máxima registrara ontem em Goiânia, capital de Goiás, igualou o recorde histórico de calor. A temperatura máxima registrada na aferição das 21 horas de 15 de outubro de 2014 foi de 39,4°C, a mesma temperatura que observada em 17 de setembro de 2007. As medições meteorológicas em Goiânia são feitas desde 1937.
Recorde de calor em Brasília

A onda de calor que se instalou sobre o Brasil continua atuando forte sobre a região de Brasília. A temperatura máxima de 15 de outubro de 2014 foi de 35°C. Foi a maior temperatura para o ano de 2014. A tarde 15 de outubro de 2014 foi a segunda mais quente da história climática de Brasília. A maior temperatura já registrada na cidade foi de 35,8°C em 28 de outubro de 2008As medições meteorológicas regulares do pelo Instituto Nacional de Meteorologia começaram em 12 de novembro de 1961.
Calor extremo em Mato Grosso do Sul
Temperaturas extremamente elevadas estão sendo observadas sobre o Mato Grosso do Sul nos últimos dias. Desde o início desta semana, este estado está sendo o mais quente do Brasil, com temperaturas de 40,0°C ou mais sendo registradas por quase todo o Estado.
Na tarde de 15 de outubro de 2014, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 42,9°C em Coxim, no norte de Mato Grosso do Sul. Esta temperatura está entre as 10 mais elevadas do Brasil pelos registros do Instituto Nacional de Meteorologia.


Rio 42°C
sexta-feira, 17 de outubro de 2014
A forte onda de calor que se instalou sobre o Brasil esta semana tem causado temperaturas extremamente elevadas em particular em áreas do Centro-Oeste e do Sudeste. Temperaturas de  40°C ocorrem todos os anos em várias áreas destas Regiões.

O Rio de Janeiro é uma das cidades da Região Sudeste que registram calor de 40°C ou mais quase todos anos na primavera e/ou no verão. A capital fluminense é a atual líder, e com larga vantagem, do “Clube das Quarentonas”, que reúne as capitais brasileiras que já registraram 40,0°C ou mais este ano. Em  2014, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura no Rio de Janeiro alcançou e até passou dos 40,0°C dez vezes!


Possibilidade de recorde no fim de semana
O atual recorde de calor é de 41,6°C, em 13 de outubro, na região da Vila Militar, na zona oeste carioca. Neste mesmo dia, o Alerta Rio registrou 42,0°C em Guaratiba.
O calor deve aumentar sobre todo o Estado do Rio de Janeiro no fim de semana e poderá bater novo recorde na cidade do Rio. Não se pode descartar também a chance de um recorde histórico, de todos os anos de medição. Este recorde absoluto de calor atualmente é de 43,2°C que ocorreu em 26 de dezembro de 2012, em Santa Cruz, na zona oeste.


Fim de semana de calor e praia
Cariocas e fluminenses vão passar o fim de semana do início do horário de verão com calor acima do normal, sol forte, mas a chance de chuva é remota. Algumas pancadas poderão ocorrer no sul fluminense, na divisa com Minas Gerais e São Paulo.
A chance de chuva só deve aumentar mesmo na segunda-feira com a chegada de uma grande frente fria. Esta Uma frente fria avança sobre o Sudeste a partir do domingo, 19, e no decorrer da próxima semana espalha chuva e ar polar sobre a Região que vão ajudar a temperatura baixar. Antes da chuva, muito calor no Rio de Janeiro.
São Paulo: calor pode bater novo recorde no fim de semana

Se você mora na região da cidade de São Paulo e tem menos de 71 anos, nunca sentiu um calor tão grande como nesta sexta-feira, 17 de outubro de 2014.
Foi um calor histórico, nunca antes observado, em nenhum mês, em nenhuma estação do ano!
O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 37,8°C de temperatura máxima no Mirante de Santana, na zona norte da cidade. Foi a maior temperatura observada neste local desde 1943, quando começaram as medições regulares.
Na zona sul também houve um recorde histórico de calor. A estação meteorológica operada pela USP, que fica em frente ao Zoológico, registrou 37,2°C nesta sexta-feira, a maior temperatura neste local desde 1933.

Calor pode aumentar no fim de semana
O calor extremo foi sentido esta semana em todo o Estado de São Paulo. Temperaturas de 38°C a 41°C foram registradas todas as tardes entre 13 e 17 de outubro, em grande parte do Estado.
A onda de calor ainda vai atuar sobre São Paulo neste fim de semana e o calor poderá ser ainda maior. Isto significa que até o domingo, a temperatura na cidade de São Paulo poderá bater novamente o recorde de calor histórico. Algumas simulações feitas em supercomputadores indicam que a temperatura poderá chegar aos 40°C no fim da semana.
Além do sol forte e do calor intenso, algumas pancadas de chuva já poderão ocorrer na tarde e noite do domingo.
SP e MS continuam com calor extremo
Calor continua extremo em SP e MS
A intensa onda de calor que está sendo observada sobre o Brasil fez desde o início desta semana tem causado temperaturas extremas, acima dos 40°C especialmente nos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo.
O que mais impressiona é que nestes dois estados, as temperaturas de 40°C estão sendo registradas em amplas áreas e todos os dias desde o começo desta semana.
O Estado de Mato Grosso do Sul está no centro da onda de calor e  vem sendo a região mais quente do Brasil nos últimos dias. As temperaturas registradas esta semana em Mato Grosso do Sul estão entre as mais altas observadas oficialmente no Brasil. Na quarta-feira, 15, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 42,9°C em Coxim fez 42,7°C na quinta-feira,16.
Os mapas mostram as temperaturas registradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia às 13 horas. Em São José dos Campos (SP) e em São Paulo (SP), as temperaturas são de aeroportos


Quando a onda de calor vai terminar?
A onda de calor só deve acabar com uma grande frente fria que está sendo esperada para a semana que vem. Esta frente fria vem trazendo uma forte massa de ar polar. A combinação do aumento de nuvens (evitam o sol forte), chuva (refresca o ar), ventos (mistura as camadas de ar, refresca e diminuição a sensação de calor) e do ar polar (mistura com o ar quente, refresca) vão fazer a temperatura baixar no Brasil.
A queda da temperatura começa a ser sentida no Sul no domingo e em estados como São Paulo e Mato Grosso do Sul durante a segunda-feira.
Calor ainda bate recorde no Brasil até a segunda-feira

A intensa onda de calor que está sendo observada sobre o Brasil fez com centenas de cidades brasileiras voltassem a registrar temperaturas acima dos 37°C nesta quinta-feira, 16 de outubro de 2014. As estações medidoras do Instituto Nacional de Meteorologia registraram marcas de 40,0°C ou mais em 20 cidades. Temperaturas desta ordem estão acontecendo desde o domingo, mas o número de locais com temperaturas de 40°C vem aumentando.
O que mais impressiona é que em Mato Grosso do Sul e também no interior de São Paulo, as temperaturas de 40°C estão sendo registradas em amplas áreas e todos os dias desde o começo desta semana.
O Estado de Mato Grosso do Sul está no centro da onda de calor e  vem sendo a região mais quente do Brasil nos últimos dias. Nesta quinta-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 42,7°C em Porto Murtinho, temperatura que fica entre as 10 mais elevadas oficialmente observadas no Brasil.
Brasil dos 43°C
Nesta quinta-feira, a temperatura no Sul chegou aos 39,3°C em Planalto, no sudoeste do Paraná, 42,7°C em Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul, 40,9°C em Barretos, no norte de São Paulo, 40,4°C em Paranã, no Tocantins e aos 40,4°C em Oeiras, no Piauí.


Recordes de calor
Novos recordes de calor ocorreram nesta quinta-feira em capitais brasileiras. Cuiabá, capital de Mato Grosso, bateu recorde com temperatura máxima de 40,6°C, igualando a marca do dia 11de outubro.
Palmas, capital do Tocantins, teve máxima de 40,8°C superando os 40,4°C dos dias 15 de setembro e 14 de outubro.
Mais recordes à vista
Até a segunda-feira ainda podem ocorrer vários recordes de calor nas capitais. Os mais prováveis são em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte, em Vitória em Goiânia, em Campo Grande, em Cuiabá, em Brasília e em Palmas.
Confira as maiores temperatura de 2014 nas capitais do Brasil registradas nas estações meteorológicas convencionais do Instituto Nacional de Meteorologia.
 
Recorde histórico em SP
O Instituto Nacional de Meteorologia  e também a Aeronáutica registram temperaturas de 40,0°C ou mais no interior de São Paulo desde o dia o dia 14 de outubro.
Em Franca, no norte de São Paulo, a temperatura máxima de 15 de outubro de 2014, na estação convencional , foi de 37,8°C sendo o novo recorde histórico absoluto da série de dados, que começou em 1911. Antes desta onda de calor, a maior temperatura em Franca era de 36,0°C em 4 de outubro de 1959.
Em Valparaíso, a temperatura máxima de  41,2°C registrada em 15 de outubro de 2014 foi a terceira mais alta temperatura registrada  no estado de São Paulo desde 1961, perdendo para os 41,3°C  registrados em Valparaíso e em José Bonifácio em 30 de outubro de 2012
Considerando um histórico de medições mais antigo do INMET (período de 1930 a 1960), só há um registro de temperatura mais alta que foi de 43,0°C em Iguape, no litoral sul paulista.
As temperaturas vão baixar no Sudeste e no Centro-Oeste com as grande mudanças no tempo esperadas para a semana que vem, quando uma frente fria finalmente terá força para vencer esta forte massa de ar quente que atua sobre o Brasil.


Qual a maior temperatura registrada no Brasil?
O calor e a secura do ar da segunda quinzena  de outubro de 2014 certamente vão entrar na lista de eventos meteorológicos especiais de muitos meteorologistas.
Para quem analisa temperaturas diariamente, como os previsores do tempo, impressiona não só a quantidade de cidades brasileiras que registraram temperaturas muito elevadas, acima dos 40°C, mas a persistência do calor extremo, por muitas horas consecutivas.
A lista de cidades onde a temperatura tem chegado aos 40°C vem aumentando desde o domingo, 12 de outubro.
15 de outubro: 21 cidades
14 de outubro: 15 cidades
13 de outubro: 14 cidades
Confira as cidades onde a temperatura foi igual ou superior a 40,0°C em 15 de outubro de 2014, pela medição de estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia


A maior temperatura oficialmente registrada no país até agora foi de 44,7°C na cidade de Bom Jesus, no Piauí, em 21 de novembro de 2005, pelo Inmet.
Veja as mais altas temperaturas já registradas no Brasil por órgãos oficiais.

O nível de umidade do ar também está muito baixo e impressionando. Nesta quarta-feira, 14 de outubro de 2014, baixou para 9% em Ibotirama, no interior da Bahia.
O Instituto Nacional de Meteorologia registrou umidade relativa do ar igual ou menor do 15% em 87 cidades que possuem estações meteorológicas automáticas.
Calor segue intenso também em Minas Gerais

Belo Horizonte iguala recorde de calor para 2014
Belo Horizonte teve um sábado muito quente e igualou o recorde de calor para 2014. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma temperatura máxima de 35,8°C na região central da cidade, mesmo valor medido em 14 de outubro. O calor poderá aumentar neste domingo
Mais calor em MG
Assim como ocorreu durante boa parte da semana, a temperatura segue bastante elevada em Minas Geras neste domingo. A forte massa de ar quente que influencia o Estado e a intensificação dos ventos de noroeste fazem com que os termômetros disparem ainda no período da manhã, em muitas áreas mineiras, inclusive na capital. Durante o sábado a temperatura ficou perto de 40°C em São Romão, em Ituiutaba, em Campina Verde e em Conceição das Alagoas e atingiu 36 graus na capital Belo Horizonte. O forte aquecimento até provocou pancadas de chuva, inclusive com granizo na região de Poços de Caldas. Para este domingo a previsão é de um dia de bastante sol e novamente com calor intenso no período da tarde. Até o final do dia são esperadas algumas pancadas de chuva, mas de forma isolada e apenas em pequenas áreas entre o Sul do Estado e a Zona da Mata. A temperatura deve superar os 40°C no oeste, no norte e no nordeste do Estado.
Belo Horizonte perto de um novo recorde de calor
O domingo fica ainda mais quente em Belo Horizonte. A Climatempo espera temperatura máxima entre 36 e 37 graus e um novo recorde de calor pode ser batido para o ano de 2014. A maior temperatura máxima, até agora, foi de 35,8°C no dia 14 de outubro de acordo com as medições do INMET
A partir de segunda-feira o tempo muda com o avanço de uma frente fria bem organizada pelo Sudeste. O dia ainda será muito abafado, porém as condições de chuva aumentam bastante e voltam a ocorrer pancadas de chuva à tarde e à noite em quase todas as regiões mineiras. Há risco de temporais, com granizo e ventania. Apenas o norte e o Vale do Jequitinhonha ainda ficam com tempo seco.
A chuva muito abaixo da média em Minas Gerais desde o início do ano deixa represas, rios e lagos secos. Alguns rios não estão mais navegáveis.

Delfinópolis (MG): balsa na no rio Grande não opera mais por causa do baixo nível do rio. Foto de Lucas Carvalho Basso_


Rio São Francisco em Pirapora (MG), em 2014. Foto de Hallyson


Rio São Francisco em Pirapora (MG), em 2013. Foto de Hallyson

Brasil acima dos 40°C
Calor de 40°C ou mais é comum nesta época em estados como o Tocantins, no interior do
Nordeste, no Pará e em Mato Grosso. Mas muitas áreas do Sudeste, do Centro-Oeste e o Paraná estão enfrentando esta semana uma onda de calor fazendo com que as temperaturas fiquem muito acima do normal.
O Estado de Mato Grosso tem sido o estado mais quente do Brasil nos últimos dois dias, com temperaturas acima dos 41°C. Ontem, a cidade de Três Lagoas registrou 41,9°C, a mais alta do país pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.
Às 14 horas desta quarta-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia registrava 42,0°C em Três Lagoas (MS), 41,4°C em Coxim (MS), 40,3°C em Porto Murtinho (MS), em Água Clara (MS) e em Miranda (MS). São Romão (MG) estava com 40,0°C.  Fez 40,3°C em Barretos (SP) às 13 horas. O aeroporto de Barra do Garças, em Mato Grosso, registrava 40,0°C nesta hora. A temperatura sobe mais nas próximas horas em todos estes locais.


Temperaturas registradas em 14 de outubro de 2014
Mas vem vindo aí uma grande frente fria associada a uma forte massa polar, que vai mudar o tempo completamente. Estas condições devem ocorrer só após o dia 20 de outubro, quando se espera a entrada de uma grande frente fria sobre o Brasil.


DICA DO SOPRO SOLAR: Cuidado com a desidratação, que não é necessariamente desmaiar por aí! A sua boca seca é um sinal de atenção, “amarelo” para a falta de água no corpo. Então vamos beber muita água, só lembrando para os apreciadores, que cerveja, apesar de conter água, não hidrata! 
















Fonte: climatempo

Todas as imagens, filmes e etc são marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
Um abraço e até o próximo Post

SOPRO SOLAR                 


O blog de quem curte Ciência e Ficção Científica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOPRO SOLAR, o blog de quem curte Ciência, Astronomia, Ficção Científica e Conhecimento Aliado à Diversão.
Deixe o seu comentário.