Páginas

sexta-feira, 20 de julho de 2012

O Mistério do Portal, você já viu?


Portal para Civilização Desconhecida em Pyramiden...


Pyramiden, a cidade fantasma de Svalbard


Pyramiden ( dinamarquês , norueguês e sueco que significa "a pirâmide", 
russo :Пирамида , Piramida) é uma cidade abandonada, fundada para funcionários de mineração de carvão pelos russos no arquipélago de Svalbard , na Noruega . Foi fundada por Suecos em 1910 e vendido para a União Soviética em 1927.
Ela fica no sopé do Billefjorden na ilha de Spitsbergen, situada  no arquipélago de Svalbard (pertencente a Noruega) na latitude 79°C.  e leva o nome em homenagem à montanha em forma de pirâmide adjacente à cidade. 
A cidade chegou a ter uma população de mais de 1.000 habitantes, foi durante muitos anos a cidade com população fixa mais setentrional do mundo. Mas foi abandonada em 10 de Janeiro de 1998 por seu proprietário, a empresa estatal russa Arktikugol. 
É agora uma cidade fantasma. Dentro dos edifícios, as coisas continuam exatamente como eram quando o assentamento foi abandonado.

E você já deve estar se perguntando! O que essa cidade tem a ver com o tal "Portal para uma civilização desconhecida"
Já irei explicar, mas antes conheça a versão dada pelo governo russo a respeito do abandono do assentamento.

Pyramiden Essa cidade pertencia a uma empresa russa de exploração carbonífera, e juntamente com as vilas norueguesas de Barentsberg e Grumant extraiam do interior das gélidas montanhas do Ártico, o valioso carvão que mantinha muitas famílias aquecidas contra o rigoroso inverno russo. E assim foi por mais de 80 anos. 


Foi construída para servir de exemplo de como o modelo comunista poderia dar certo (sic). No seu auge, os habitantes tinham acesso a comida gratuita, cinema, escolas, quadras poliesportivas e até uma biblioteca pública com mais de 50.000 volumes. Praias desertas e montanhas congeladas habitadas por milhares de ursos polares eram vizinhos dos prédios em estilo soviético da época.
Com o colapso da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) nos anos 90, o Kremlin parou de subsidiar a chamada “Pérola do Ártico”, que acabou sendo abandonada poucos anos depois.

Seria apenas mais uma cidade fantasma como tantas outras, exceto pela maneira como isso aconteceu. 



Em certa manhã de 1998, sem ninguém esperar, foi dado um aviso para que TODOS os trabalhadores fizessem suas malas pois a ilha seria abandonada imediatamente. Devido ao isolamento desta localidade, até hoje boa parte dos prédios permanece em perfeitas condições de serem habitados, a não ser pela falta de calefação, essencial nesta parte do planeta. 





Aqui começa a versão “não oficial” desta história...

O Portal !
Alguns acreditam que esta versão apresentada pelo governo russo é mentirosa. A exploração do carvão seria apenas uma fachada, e na verdade a cidade teria sido construída para explorar um estranho portal encontrado no interior de uma das montanhas da ilha em 1928.

Sustentando essa versão, uma foto muito polêmica foi divulgada no ano de 2009. Essa foto mostra um estranha construção encrustada no gelo, algo parecido com uma colméia de abelhas que na verdade seriam os portões para uma cidade subterrânea construída por uma civilização desconhecida.

No verso da foto está escrito em russo:
“Nosso último e solene momento, antes de enterrarmos o portão e toda a verdade com ele. Pyramiden, Spitsbergen, 1928”.

Naturalmente essa versão pode ser apenas uma especulação sem fundamento já que carece de fatos mais concretos. No entanto algumas coisas não deixam de ser curiosas, a começar pelo nome da cidade. Oficialmente o nome da cidade seria devido ao formato de sua principal montanha. Seria este mesmo o motivo ? 

E porque a empresa Soviet State Trust Arctikugol comprou três vilas carvoeiras no início da década de 30 (data próxima a 1928) num lugar remoto de um país estrangeiro? Só para explorar carvão?
E quais são as razões que teriam levado os soviéticos a enterrarem para sempre os supostos portões encontrados em 1928?

Ficam as perguntas! 
  
Nos dias de hoje, não há restrições em visitar Pyramiden, no entanto, os visitantes não podem entrar em todos os edifícios sem permissão, mesmo que as portas estejam abertas, devido a riscos para a saúde e segurança envolvidos. A maioria dos edifícios estão agora bloqueados. 

Pyramiden é acessível por barco ou snowmobile . Visitas guiadas estão disponíveis em inglês, russo, norueguês e sueco. 


Com Portal ou não, de qualquer forma, é um lugar interessante para se dar uma “olhadinha”.  Mas tenha cuidado com os ursos polares da região.




Todas as imagens, filmes e etc são
marcas registradas dos seus respectivos proprietários.











Um abraço e até o próximo Post

Sopro Solar.            


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOPRO SOLAR, o blog de quem curte Ciência, Astronomia, Ficção Científica e Conhecimento Aliado à Diversão.
Deixe o seu comentário.