Páginas

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Terceiro Reich - A Ascensão e Queda

A Ascensão e Queda

No dia 27 de Fevereiro foi publicado aqui no Sopro Solar alguns artigos sobre o Hitler e fiquei de falar sobre o tema Terceiro Reich - A Ascensão e Queda... Mas fiquei devendo essa publicação .

Sei que já se passaram exatos 2 meses, mas nunca é tarde! Então aí vai uma publicação bem resumida sobre o tema:






Terceiro Reich - A Ascensão: Podemos assim dizer que o marco inicial para a ascensão do terceiro reich foi a nomeação de Adolf Hitler a chanceler da Alemanha, em 30 de janeiro de 1933. Essa nomeação se depois dele liderar o governo de coalizão, conseguiu manobrar sua liderança de tal forma a eliminar seus parceiros de governo. Não houve protestos e o ditador manteve-se firme nesses primeiros seis anos, uma vez que conseguiu implementar mudanças tão profundas na Alemanha que a levaram de país pobre e corrupto à superpotência mundial. Hitler conseguiu acabar com o desemprego e a também conseguiu tornar a indústria  uma das mais competitivas do mundo. Não é de se estranhar que Hitler despontara em popularidade. Isso foi o estopim para a nazificação da cultura e a oportunidade de fazer a população crer na eugenia(*) e na importância da 'higienização racial', ou remoção dos judeus da sociedade.


(*) Eugenia: É um termo criado em 1883 por Francis Galton (1822-1911), significando "bem nascido". Galton definiu eugenia como o estudo dos agentes sob o controle social que podem melhorar ou empobrecer as qualidades raciais das futuras gerações seja física ou mentalmente.[2] Em outras palavras, melhoramento genético. O tema é bastante controverso, particularmente após o surgimento da eugenia nazista, que veio a ser parte fundamental da ideologia de pureza racial, a qual culminou no Holocausto. Mesmo com a cada vez maior utilização de técnicas de melhoramento genético usadas atualmente em plantas e animais, ainda existem questionamentos éticos quanto a seu uso com seres humanos, chegando até o ponto de alguns cientistas declararem que é de fato impossível mudar a natureza humana.

Terceiro Reich - A Queda: O tipo de governo totalitário que Hitler praticava, aliado a uma política expansionista agressiva, lhe deu sustentação para seguir som seus planos doentios. De início, a ofensiva foi rápida e resultou na conquista da Dinamarca, Países Baixos, Bélgica e Noruega. Mas, as derrotas, tanto na frente oriental contra a União Soviética, quanto na Frente Ocidental contra o Reino Unido e Estados Unidos, começaram a enfraquecer o governo, o que culminou com o total declínio em 1945.




 Vencido, Hitler e sua mulher Eva Braun cometeram suicídio em 30 de abril de 1945.

A controversias a respeito disso, mas isso já é outra história...

Todas as imagens, filmes e etc são
marcas registradas dos seus respectivos proprietários.

Um abraço e até o próximo Post
Sopro Solar.                                          
O blog de quem curte  ficção científica  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOPRO SOLAR, o blog de quem curte Ciência, Astronomia, Ficção Científica e Conhecimento Aliado à Diversão.
Deixe o seu comentário.