Páginas

quinta-feira, 29 de março de 2012

NASA - satélite explorador infravermelho

Nasa colocou satélite explorador infravermelho em órbita 

A maior parte de objetos do Universo, como estrelas e planetas, é duplamente invisível. Sua luz vem na forma de infravermelho, ou radiação de calor, com comprimentos de onda grandes demais para nossos olhos.

Além disso, a maioria dos comprimentos de onda infravermelhos não penetra na atmosfera terrestre para chegar até os habitantes do planeta.
Nasa
Foto da Nasa mostra o satélite Wise, cujo lançamento ocorre na próxima segunda-feira (14)
Foto da Nasa mostra o satélite Wise, 
Astrônomos receberão um pouco mais de ajuda, quando a Nasa (agência espacial norte-americana) colocou em órbita o Wide-field Infrared Survey Explorer (Wise, ou "Explorador para Pesquisa com Infravermelho em Campo Amplo", em tradução livre).
Circundando a Terra numa órbita polar a cerca de 480 quilômetros de altitude, o satélite, equipado com um telescópio de 16 polegadas e detectores infravermelhos, irá fotografar todo o céu a cada seis meses.

Sucessor
O Wise é um sucessor do Infrared Astronomy Satellite (Iras), lançado em 1983 e que fez os primeiros mapas de calor do céu. E é um abre-alas para o gigantesco Telescópio Espacial James Webb, programado para 2014.
Porém, enquanto o Iras tinha 62 pixels em sua câmera, o Wise traz 4 milhões, disse Edward L. Wright, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, principal pesquisador da nave. Como resultado, o Wise será centenas de vezes mais sensível que seu predecessor, e capaz de pesquisar em um espaço muito mais amplo.
Wright disse que ele e seus colegas esperavam ver milhões de novas fontes de infravermelho, incluindo galáxias ultraluminosas que estão criando estrelas no interior de coberturas de poeira, e milhares das quase-estrelas frias conhecidas como anãs marrons --que são maiores que Júpiter, mas pequenas demais para iniciar reações termonucleares.
"Deveríamos descobrir quantas anãs marrons frias e antigas estão por aí", disse Wright.
Os outros alvos principais incluem asteroides, especialmente os chamados objetos próximos à Terra, que poderiam algum dia ameaçar a civilização. Os astrônomos do Wise esperam medir os diâmetros de centenas de milhares de asteroides, além de obter uma noção mais apurada do perigo que eles podem representar.
Wright contou que o projeto já consumiu quase 12 anos de trabalho e custou US$ 320 milhões, incluindo operações e lançamento.
"O que esperamos fazer é encontrar os objetos mais interessantes para serem observados pelos telescópios da próxima geração", disse ele.
"Se não encontrarmos algo totalmente inesperado", ele acrescentou, "ficarei surpreso".
Fonte: Folha Online


Uma das fotos tiradas pelo telescópio da Nasa. O Wise.


Então disso tudo fica a controvérsia. Porque a Nasa insiste em dizer isso aqui?


"Em 1983 a Nasa lança um satélite com o nome de IRAS  (Infrared Astronomical Satellite - Satélite Astronômico de Infravermelho), que já catalogou mais ou 
menos 350 mil fontes no espectro de infravermelho e até os dias de hoje nenhuma dessas fontes espectrais foi catalogada como planeta. Mas, sim fontes vindas de galáxias distantes." 
Sendo que ela já lançou um telescópio infinitamente superior ao 
IRAS (Infrared Astronomical Satellite - Satélite Astronômico de Infravermelho)???

Fica a Pergunta! Estaria ela escondendo algo?





Um abraço e até o próximo Post.

Sopro Solar.                                          
O blog de quem curte  ficção científica 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOPRO SOLAR, o blog de quem curte Ciência, Astronomia, Ficção Científica e Conhecimento Aliado à Diversão.
Deixe o seu comentário.