Páginas

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Novo Tópico no Sopro Solar. CINEMA

Pessoal, Feliz 2012.

Passadas as festas de Final de Ano, vamos retomando as nossas atividades.

Hoje, no primeiro dia útil do ano, irei inaugurar no Sopro Solar, mais um tópico.

Esse tópico falará sobre Cinema.

Cinema Sopro Solar.

      Claro! Falará superficialmente sobre o assunto. Pois existem vários sites especializados no assunto.

      Nesse tópico,  darei algumas dicas de Cinema, indicarei Sites especializados no assunto, darei a minha opnião sobre os filmes que eu já assisti. Atuais ou não!  E vocês poderam também dar a sua opnião. Se gostaram ou não, o que acharam do filme, entre outra coisas.

      Então, a minha primeira dica, é de um site que eu considero muito bom no assunto Cinema...

Dica de site da semana: http://cinemacomrapadura.com.br/

Obs.: Eu mesmo já  acompanho há algum tempo.

Mas o assunto principal do tópico Cinema de hoje será uma pequena retrospectivas dos 5 melhores filmes do Ano de 2011.

Claro que vocês podem elencar via comentário no post, os seus 5 preferidos no ano de 2011.

Retrospectiva 2011: Os Cinco Melhores filmes do ano

Fonte: Mundo Pop




DivulgaçãoAlmodóvar pegou o mundo de assalto com "A Pele que Habito"

Depois de uma semana cheia de retrospectivas, vamos nos ater ao necessário. Fazer o levantamento absolutamente parcial dos cinco melhores filmes do ano.
A lista é obviamente injusta e arbitrária, como toda lista. E não, crianças, “Saga Crepúsculo:  Amanhecer - Parte 1” não estará nessa lista porque, por mais que vocês gostem, não é um bom filme.
Vamos a eles:

5 - Animação - “Kung Fu Panda 2”
Talvez “Rango” ou “Rio” sejam filmes melhores. Mais bem resolvidos e com personagens melhores. Mas o deslumbre visual de assistir “Kung Fu Panda 2” em 3D é para poucos. É possível que seja o único filme de 2012 que tenha valido o ingresso mais caro. A Dreamworks veio de um grande filme em 2010, “Como Treinar Seu Dragão”, e não deixou a peteca cair em 2011.
Claro, fora o visual bacana em 3D, o filme do panda é muito bacana, com um belo roteiro (apesar de resolver uma questão que não precisava de solução, que é a origem de Po) e sensacionais cenas de luta.



4 - Ação - “X-Men - Primeira Classe”
Em um ano cheio de filmes de super-heróis que se situaram entre o medíocre e o bacana, o ponto fora da curva foi “X-Men - Primeira Classe”. O grande mérito talvez seja a presença de Matthew Vaughn, egresso de grandes adaptações de quadrinhos como “Stardust” e “Kick Ass” (todas subestimadas nas bilheterias apesar da qualidade). E, como andorinha sozinha não faz verão, o excelente elenco, encabeçado por James McAvoy, Michael Fassbender e Kevin Bacon, não fizeram mal a ninguém.
Claro, o filme deveria servir como um prólogo da trilogia que já tinha ido aos cinemas antes. Mas isso trás uma série de buracos na continuidade. Mas tudo se perdoa por conta do bom roteiro, cheio de leituras em subtexto.



3- Comédia - “Amizade Colorida”
O que dizer? A história já foi ao cinema zilhões de vezes. Contando com “Harry e Sally”, por exemplo, dá para dizer que já foi melhor visto no cinema. Mas, ainda assim, “Amizade Colorida” tem um charme delicioso, calcado profundamente em bons diálogos, no charme dos protagonistas e na química entre os dois.
Também pudera, Will Gluck, o diretor, ensaiou com Justin Timberlake e Mila Kunis por algumas semanas antes de começarem a filmar. Isso deu aos atores a intimidade e familiaridade suficientes para que a química entre eles parecesse natural.



2 - Brasileiros - “Os 3”
Ainda que “O Palhaço”, dirigido e estrelado por Selton Mello, seja uma das grandes produções do ano, um pequeno filme independente, visto, infelizmente, por poucos é o grande filme brasileiro de 2011. “Os 3”, com seu jeito rebelde e mambembe, refletindo a própria personalidade dos personagens, se tornou uma pequena obra prima.
O filme é bem curto, mas sobra espaço para comentários sobre juventude, amor, sexo, redes sociais, vigilância e mídia, além de referências a filmes como “Os Sonhadores” e “Jules e Jim”. Tudo embalado com os melhores enquadramentos e fotografias que o cinema nacional ja viu.



1 - Drama - “Melancolia” - “A Árvore da Vida” - “A Pele que Habito”
Não vai rolar de escolher apenas um filme. Sinto. A verdade é que qualquer um desses três filmes não poderia faltar em qualquer lista de melhores de 2011. Mesmo que você não tenha gostado deles, são filmes bem complicados de deixar o cinema se sentindo da mesma forma que entrou.
Ficamos então com três dos maiores cineastas de 2011: Terrence Malick, Lars Von Trier e Pedro Almodóvar.





A vontade, claro, é de incluir ainda aí “Super 8”, “Meia Noite em Paris”, “Tudo Pelo Poder” entre tantos outros. Mas seria picaretagem demais para uma única lista.



Sopro Solar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOPRO SOLAR, o blog de quem curte Ciência, Astronomia, Ficção Científica e Conhecimento Aliado à Diversão.
Deixe o seu comentário.