Páginas

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

ISAAC ASIMOV! Dando sequência... Saiba um pouco mais.

Isaac Asimov, 


               
Nascido em Petrovichi, Rússia, no dia 2 de Janeiro de 1920, filho de Judah Asimov (1896-1969) e Anna Rachel Berman Asimov (1895-1973) – ainda que é possível que fosse de 4 de Outubro de 1919, não há arquivos definidos –, dentro de uma família de religião judia, recebeu o nome de Isaac por seu avô materno, Isaac Berman, e foi o mais velho de três irmãos. 

              Migrou com sua família aos 3 anos aos Estados Unidos, saiu da Rússia no dia 11 de Janeiro de 1923 e chegou a Nova York no dia 3 de Fevereiro, concretamente o número 45 da Avenida Van Siclen, no bairro de Brooklyn. Desde sua infância demonstrou dotes para os estudos e a ciência, e foi chamado de gênio e "a coisa mais próxima à máquina humana da escrita". 




             






Dono de uma produção invejável, publicou mais de 500 livros e recebeu várias vezes os maiores prêmios de Ficção CientíficaHugo  AWARD                                                         

e Nebula .

Caracterizava-se por não admitir que algo que escrevesse não viesse a ser publicado; considerava isso algo impensável. 

Dentre suas contribuições para o gênero da Ficção Científica, destacam-se os inúmeros contos sobre robôs nos quais apresentou as lendárias Três leis da robóticaLeis da robotica (mais tarde ampliadas para quatro) que de tão precisas e perfeitas foram não só adotadas por outros autores como também passaram a fazer parte dos anéis científicos. 
    
              Seu pai comprou uma confeitaria em 1926, onde também vendiam-se revistas de ficção científica, despertando seu interesse pela leitura, e posteriormente pela escrita. 

              Asimov começou a estudar em 1925 na escola pública de Nova York, seguiu em East New York Júnior High School, onde avançou cursos e graduou-se em junho de 1930, entrando com dez anos na Boys High School, onde graduou-se em 1935. 

             Seus estudos universitários foram realizados na Universidade de Colômbia, onde graduou-se em Química, em 1939. Sua primeira obra foi escrita aos 14 anos – o argumento era sobre seu irmão mais novo, no estilo humorístico – e foi publicada na revista da escola. 

            A primeira vez que pensou em escrever seriamente foi em 1937, quando apresentou um conto à Astounding Sciencie Fiction, cujo diretor era John Wood Campbell, mas seu conto foi desprezado. Sua segunda história foi publicada em Novembro de 1939, mas seu primeiro relato que aceitaram e pagaram - 64 R$, um centavo por cada palavra -, foi “Abandonados perto de Vesta”, no dia 21 de Outubro de 1938, na revista Amazing Stories

Em maio de 1942 publicou “Fundação”,

titulada inicialmente “O Plano dos 1000 anos”, em opinião de muitos sua melhor obra. Continuou escrevendo relatos, enquanto continuava seus estudos, com um parêntesis para casar-se com Gertrude Blugerman, e para uma pequena contribuição na Segunda Guerra Mundial, onde foi engenheiro na Estação Experimental de Navegação Aérea da U.S. Navy, na Filadélfia. 

        Asimov casou-se duas vezes, a primeira com Gertrude Blugerman, no dia 26 de Julho de 1942, com a qual teve dois filhos, David e Robyn. Separaram-se em 1970, e ele casou-se posteriormente com Janet Opal Jeppson, com a qual não teve filhos. 

       Em 1946 voltou à Colômbia para prosseguir seu doutorado, que obteve em 1948, dando aulas de bioquímica, primeiro na Universidade de Colômbia e logo na de Boston, até 1958, em que renunciou a dar aulas, mas reteve o título de professor. A partir desse momento dedicou-se a dar conferências e a escrever, de 7 à 8 livros ao ano, tanto novelas, como livros de química, história, etc... obtendo múltiplos prêmios, entre eles o prêmio Hugo em 1966 de melhor série de Ficção Científica pela série da Fundação. Sete anos mais tarde, em 1973, voltou a ganhar o prêmio Hugo e o Nebula, os mais importantes da ficção científica. 

          Asimov não só escreveu novelas de ficção cientifica, como também tocou em temas históricos como:"Os gregos", "A republica Romana", "O Império Romano" e "Os egípcios" - produzidos de 1965 a 1967; fantásticas como "Viagem Fantástica"
e infantis como a série de Norby, o robô. 

      Como cientista e escritor, Asimov assim definiu-se: "De 1939 a 1949, eu assumi a posição de escritor de ficção científica; de 1949 a 1958, eu me vi como um bioquímico; de 1958 a 1965, a realização pessoal foi alcançada como escritor de assuntos científicos. Hoje, eu ainda não cheguei a uma conclusão. Apenas posso dizer que minha última paixão é a história.”. “Sobretudo, eu quero escrever ”, diz. “Se eu pudesse, eu escreveria cada livro do mundo". 

      Suas obras publicadas no Brasil são: "Eu, robô", "Mistérios" , "Poeira de estrelas", "Os nove amanhãs", "Os novos robôs" e a série de biografias "Grandes Cientistas". 

      
           Isaac Asimov faleceu numa segunda-feira, no dia 2 de Abril de 1992, em Nova York, de uma falha cardíaca e uma insuficiência renal, aos 72 anos depois de haver publicado mais de 500 obras; foi incinerado e suas cinzas espalhadas. 
 

          Aos 21 anos, Isaac Asimov começou a escrever sua série da Fundação, sem ter
ainda consciência de que aquela obra viria a ser considerada uma pedra angular da Ficção
Científica. Quase cinco décadas se passaram até que ele viesse a concluir o brilhante épico.
Crônicas da Fundação, escrito pouco antes de sua morte, é o último e inesquecível presente
do mestre à sua legião de admiradores.

          Em uma narrativa fascinante de perigo, intriga e suspense, Asimov relata a segunda
metade da vida do herói Hari Seldon - seu alter ego, - sua luta para aperfeiçoar a
revolucionária teoria da Psico-história e firmar o meio através do qual estaria assegurada a
sobrevivência da humanidade: a Fundação. Afinal, ele e seu fiel bando de seguidores sabem
que o poderoso Império Galático está se desmoronando e sua inevitável destruição irá
devastar toda a galáxia...

          Durante sua lendária carreira, Isaac Asimov escreveu mais de 470 livros sobre
diversos assuntos. Nomeado Grão-Mestre da Ficção Científica pela Associação dos
Escritores de Ficção Científica da América, é autor das premiadas séries da Fundação, do
Robô e do Império. Crônicas da Fundação, além de completar o renomado épico, é a
coroação de toda uma vida dedicada à escrita e um impressionante testamento do gênio
criativo de Isaac Asimov.



Aguardem... ainda tem muito mais!


Se gostou do nosso post, compartilhe no FacebookTwitter... 
O botões para compartilhamento estão aqui embaixo para compartilhar, basta clicar.


Todas as imagens, filmes e etc são
marcas registradas dos seus respectivos proprietários.

Um abraço e até o próximo Post


SOPRO SOLAR                                

O blog de quem curte Astronomia, Ciência e Ficção Científica. 
👽   👽                           👽                        👽   👽 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOPRO SOLAR, o blog de quem curte Ciência, Astronomia, Ficção Científica e Conhecimento Aliado à Diversão.
Deixe o seu comentário.